O Bom Dia DF, da TV Globo Brasília, de hoje (01/11), apresentou uma reportagem sobre como o consumo de álcool afeta o funcionamento do corpo humano. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, foi consultada pela equipe de jornalismo para falar o quanto o consumo do álcool é prejudicial para a percepção dos condutores e está relacionado também à violência no trânsito.
Os números do Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) revelam que as multas por embriaguez ao volante diminuíram em Brasília. De janeiro a agosto de 2023, foram 16.894 multas, em comparação com o mesmo período de 2022, foram registradas 22.183 infrações, queda de 23,84%. O Detran-DF destacou também que registrou em média 86 autuações por dia nas vias do Distrito Federal.
A reportagem ainda informou sobre o impacto do consumo de álcool e o quanto ele afeta o organismo e, consequentemente, a percepção dos condutores. Por exemplo, considerando o corpo de um homem adulto, o consumo de uma taça pequena de vinho ou de uma lata de cerveja - com cerca de 0,02% de álcool no sangue -, essa ingestão afeta as funções visuais e a capacidade de atenção dividida.
Durante a reportagem ainda foi destaque a pesquisa do Ministério da Saúde que traçou um perfil dessas vítimas de sinistros de trânsito envolvendo álcool e direção. O perfil é majoritariamente masculino, isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto que 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. Em relação à faixa etária, fica entre 18 e 34 anos de idade.
“O etilismo está relacionado a vários tipos de violência, dentre as quais, a violência no trânsito. A combinação álcool e condução veicular constitui-se como uma das principais causas dos sinistros de trânsito e mesmo pequenas concentrações de álcool no sangue são capaz de comprometer as habilidades necessárias à condução veicular. Promover alterações comportamentais e a percepção de risco, mas os potenciais danos, eles não são reduzidos apenas ao pré-sinistro, também no pós-sinistro, dificultando por exemplo, o atendimento à vítima”, explicou Adriana Modesto.
Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/veja-como-o-consumo-de-alcool-afeta-funcionamento-do-corpo-humano-12077092.ghtml
Inscrições abertas para a 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove até 28 de junho, as inscrições para o processo seletivo da 12ª turma de Observadores Certificados. Não perca a oportunidade de integrar esse seleto grupo de profissionais que faz a diferença por um trânsito mais seguro e humano.
Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito
A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.
Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro
Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: