Observadores Certificados

BOM DIA DF/TV GLOBO DESTACA COMO ÁLCOOL AFETA A PERCEPÇÃO DOS CONDUTORES

Observadora Certificada explica à reportagem o quanto a embriaguez está relacionada também à violência no trânsito

Escrito por Portal ONSV

01 NOV 2023 - 15H23

O Bom Dia DF, da TV Globo Brasília, de hoje (01/11), apresentou uma reportagem sobre como o consumo de álcool afeta o funcionamento do corpo humano. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, foi consultada pela equipe de jornalismo para falar o quanto o consumo do álcool é prejudicial para a percepção dos condutores e está relacionado também à violência no trânsito.

Os números do Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) revelam que as multas por embriaguez ao volante diminuíram em Brasília. De janeiro a agosto de 2023, foram 16.894 multas, em comparação com o mesmo período de 2022, foram registradas 22.183 infrações, queda de 23,84%. O Detran-DF destacou também que registrou em média 86 autuações por dia nas vias do Distrito Federal.

A reportagem ainda informou sobre o impacto do consumo de álcool e o quanto ele afeta o organismo e, consequentemente, a percepção dos condutores. Por exemplo, considerando o corpo de um homem adulto, o consumo de uma taça pequena de vinho ou de uma lata de cerveja - com cerca de 0,02% de álcool no sangue -, essa ingestão afeta as funções visuais e a capacidade de atenção dividida.

Durante a reportagem ainda foi destaque a pesquisa do Ministério da Saúde que traçou um perfil dessas vítimas de sinistros de trânsito envolvendo álcool e direção. O perfil é majoritariamente masculino, isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto que 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. Em relação à faixa etária, fica entre 18 e 34 anos de idade.

“O etilismo está relacionado a vários tipos de violência, dentre as quais, a violência no trânsito. A combinação álcool e condução veicular constitui-se como uma das principais causas dos sinistros de trânsito e mesmo pequenas concentrações de álcool no sangue são capaz de comprometer as habilidades necessárias à condução veicular. Promover alterações comportamentais e a percepção de risco, mas os potenciais danos, eles não são reduzidos apenas ao pré-sinistro, também no pós-sinistro, dificultando por exemplo, o atendimento à vítima”, explicou Adriana Modesto.

Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/veja-como-o-consumo-de-alcool-afeta-funcionamento-do-corpo-humano-12077092.ghtml

17_mil_motoristas_multados_pelo_nao_uso_de_seta_em_2023
Observadores Certificados

17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023

O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.

resultado_primeiras_etapas_turma_11_observadores_certificados
Observadores Certificados

SAIU O RESULTADO DAS PRIMEIRAS ETAPAS DA 11ª TURMA DE OBSERVADORES CERTIFICADOS

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (29), o resultado das 4 primeiras etapas para o processo de certificação da 11ª turma de Observadores Certificados.

Mais_de_15mil_perdem_a_cnh_na_paraiba
Observadores Certificados

MAIS DE 1,5 MIL MOTORISTAS PERDEM A CNH NA PARAÍBA

O Detran-PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba) informou na última quarta-feira (22), que 1.582 motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa em 2023 por acúmulo de pontuação em seus respectivos prontuários na Paraíba. Em comparação com 2022, o número corresponde a uma fatia de 69% do total de carteiras suspensas no ano passado – com 2.293 ocorrências. A coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) em Cabedelo e Observadora Certificada, Abimadabe Vieira, ressaltou em entrevista a importância da Educação para o Trânsito para reduzir esses índices.

Boleto