Observadores Certificados

BOM DIA DF/TV GLOBO DESTACA COMO ÁLCOOL AFETA A PERCEPÇÃO DOS CONDUTORES

Observadora Certificada explica à reportagem o quanto a embriaguez está relacionada também à violência no trânsito

Escrito por Portal ONSV

01 NOV 2023 - 15H23

O Bom Dia DF, da TV Globo Brasília, de hoje (01/11), apresentou uma reportagem sobre como o consumo de álcool afeta o funcionamento do corpo humano. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, foi consultada pela equipe de jornalismo para falar o quanto o consumo do álcool é prejudicial para a percepção dos condutores e está relacionado também à violência no trânsito.

Os números do Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) revelam que as multas por embriaguez ao volante diminuíram em Brasília. De janeiro a agosto de 2023, foram 16.894 multas, em comparação com o mesmo período de 2022, foram registradas 22.183 infrações, queda de 23,84%. O Detran-DF destacou também que registrou em média 86 autuações por dia nas vias do Distrito Federal.

A reportagem ainda informou sobre o impacto do consumo de álcool e o quanto ele afeta o organismo e, consequentemente, a percepção dos condutores. Por exemplo, considerando o corpo de um homem adulto, o consumo de uma taça pequena de vinho ou de uma lata de cerveja - com cerca de 0,02% de álcool no sangue -, essa ingestão afeta as funções visuais e a capacidade de atenção dividida.

Durante a reportagem ainda foi destaque a pesquisa do Ministério da Saúde que traçou um perfil dessas vítimas de sinistros de trânsito envolvendo álcool e direção. O perfil é majoritariamente masculino, isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto que 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. Em relação à faixa etária, fica entre 18 e 34 anos de idade.

“O etilismo está relacionado a vários tipos de violência, dentre as quais, a violência no trânsito. A combinação álcool e condução veicular constitui-se como uma das principais causas dos sinistros de trânsito e mesmo pequenas concentrações de álcool no sangue são capaz de comprometer as habilidades necessárias à condução veicular. Promover alterações comportamentais e a percepção de risco, mas os potenciais danos, eles não são reduzidos apenas ao pré-sinistro, também no pós-sinistro, dificultando por exemplo, o atendimento à vítima”, explicou Adriana Modesto.

Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/veja-como-o-consumo-de-alcool-afeta-funcionamento-do-corpo-humano-12077092.ghtml

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Live_Maio_Amarelo_programa_educa_pocos_de_caldas_mg
Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

Daniela_Gurgel_medo_de_dirigir_tv_camara_sao_jose_dos_campos
Entrevista

Medo de dirigir: TV Câmara de São José dos Campos/SP dá dicas para superar traumas

O programa De Bem com Você, da TV Câmara de São José dos Campos, no interior de São Paulo, abordou o trauma que algumas pessoas possuem de dirigir veículos, na última semana. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pela sua Public Affairs, Daniela Gurgel, falou sobre o tema e deu dicas para superar essa dificuldade que prejudica muitas pessoas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.