O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.
Em 2023, foram registradas mais de 2,5 milhões de multas no país, média de uma infração a cada 12 segundos, superando o patamar pré-pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o cinto de segurança pode reduzir o risco de morte no trânsito devido a um sinistro quase que pela metade para quem estiver no banco da frente.
Para quem utiliza o cinto de segurança no banco traseiro do veículo, o risco de morte, em decorrência de uma ocorrência de trânsito, cai para 75%, conforme explicou o Observador Certificado, Guilherme Nogueira.
“No caso de um sinistro ou de uma colisão em que o veículo pare repentinamente, aquela pessoa vai ser projetada para frente e ela pode atingir as outras pessoas que estão dentro do veículo.”
Somente no estado da Bahia, mais de 30 pessoas que se transportavam em ônibus de viagem morreram este ano. Muitas delas não utilizavam o cinto de segurança, mesmo sendo obrigatório nesse tipo de veículo.
“Às vezes, as pessoas usam mal do achismo em dizer, ‘ah, daqui pra ali, não vai acontecer. Ah, eu tenho o costume de dirigir a não sei quanto tempo’, mas e se acontecer?”, questionou o Observador Certificado Urislan Carvalho.
Assista agora:
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.