Em um passo importante para a segurança viária, a Câmara Municipal de Itabuna/BA, aprovou no último mês o projeto de lei que institui o Movimento Maio Amarelo no calendário oficial de eventos da cidade. A medida, sancionada pela Prefeitura Municipal através da Lei nº 2.688, tem como objetivo reduzir o número de mortes, lesões e sinistros no trânsito brasileiro, promovendo a conscientização, prevenção e educação no trânsito.
O projeto de lei foi apresentado em 2023 ao poder Legislativo de Itabuna pelo vereador e 1º Secretário da Câmara, Israel Cardoso, e recebeu apoio da Observadora Certificada, Sene Ferreira. A iniciativa foi amplamente acolhida pelos vereadores da cidade e visa sensibilizar a população sobre a importância de práticas seguras e responsáveis no trânsito.
Itabuna, com uma população estimada de 196.676 habitantes em 2024, ocupa o 7º lugar no ranking de municípios mais populosos da Bahia, 32º na região Nordeste e 161º no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Com a implementação da Lei, o município se torna a segunda cidade do estado baiano a adotar oficialmente o Movimento Maio Amarelo, reforçando o compromisso com a segurança no trânsito e a promoção de um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
1/2
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.