Observadores Certificados

COMO A TELEMETRIA PODE AJUDAR NA GESTÃO DE FROTAS?

Observadora Certificada explica como o investimento nessa tecnologia pode auxiliar gestores na melhoria da segurança nas estradas

Escrito por Portal ONSV

11 OUT 2023 - 09H36

A telemetria é uma tecnologia que tem evoluído rapidamente, especialmente na indústria automotiva e de transporte, mas também em outras áreas como a indústria de seguros e logística. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, explica como o investimento nessa tecnologia pode auxiliar gestores na melhoria da segurança nas estradas e na promoção do comportamento seguro dos condutores.

A telemetria envolve a coleta de dados em tempo real sobre veículos, máquinas ou dispositivos e o envio desses dados para análise e monitoramento. No contexto do “driver behavior” (comportamento do condutor), ela é usada para avaliar como os motoristas operam seus veículos, incluindo aspectos como velocidade, frenagem, aceleração e outros comportamentos ao volante.

É verdade que, em alguns aspectos, a telemetria ainda está “engatinhando” quando se trata de analisar o comportamento do motorista, e isso pode ser atribuído a vários fatores:

  1. Fragilidade dos Dados: A qualidade dos dados coletados é um desafio significativo na telemetria. Muitos sistemas de telemetria podem ser afetados por problemas como perda de sinal, interferência e erros de calibração. Isso pode levar a interpretações imprecisas do comportamento do motorista;
  2. Padronização Limitada: A falta de padronização na coleta e análise de dados de telemetria torna difícil comparar informações entre diferentes sistemas e fabricantes. Isso limita a capacidade de avaliar com precisão o comportamento do motorista em um contexto mais amplo;
  3. Privacidade e Ética: A coleta de dados sobre o comportamento do motorista também levanta questões de privacidade e ética. Há preocupações sobre como esses dados são usados, armazenados e compartilhados, bem como o consentimento adequado dos motoristas para a coleta dessas informações;
  4. Desenvolvimento Tecnológico: A telemetria está em constante evolução, e as soluções técnicas estão se aprimorando. À medida que novas tecnologias, como sensores mais avançados e algoritmos de análise de dados, se desenvolvem, a capacidade de avaliar o comportamento do motorista de maneira mais precisa tende a melhorar;
  5. Custos: A implementação de sistemas de telemetria pode ser cara, o que pode ser um obstáculo para algumas empresas e setores adotarem essa tecnologia.

Apesar desses desafios, o potencial da telemetria para melhorar a segurança nas estradas, reduzir acidentes e melhorar a eficiência dos veículos é significativo. À medida que a tecnologia amadurece e os desafios são superados, podemos esperar uma maior adoção e refinamento da telemetria no monitoramento do comportamento do motorista.

Leia a matéria completa: https://transitoweb.com.br/sobre-a-telemetria-para-uso-nas-frotas/

Inscricoes_abertas_12_turma_de_observadores_certificados
Observadores Certificados

Inscrições abertas para a 12ª turma de Observadores Certificados

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove até 28 de junho, as inscrições para o processo seletivo da 12ª turma de Observadores Certificados. Não perca a oportunidade de integrar esse seleto grupo de profissionais que faz a diferença por um trânsito mais seguro e humano.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.