Com o objetivo de capacitar mais profissionais para atuar regionalmente na segurança viária em todo o Brasil, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, divulga hoje (15), o resultado final da 10ª turma de Observadores Certificados.
Para essa turma foram recebidas 110 inscrições, das quais 99 foram aprovadas nas primeiras 4 etapas e agora, 81 concluíram o Curso de Capacitação, sendo aprovados em todas as atividades do curso e agora, são reconhecidos efetivamente como Observadores Certificados.
Esse Programa de Certificação criado pelo OBSERVATÓRIO para estimular o aprimoramento de profissionais, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular. Tem como objetivo contribuir para um trânsito mais seguro para a sociedade, estimulando o aprimoramento técnico destes profissionais.
“Estão chegando mais 81 Observadores de Roraima ao Rio Grande do Sul, de Rondônia a Pernambuco. São agentes de trânsito, gestores, instrutores, motoristas, professores, gestores de frota, médico, etc. É uma enorme variedade de experiências e olhares para incrementar a atuação do Observatório e salvarmos cada vez mais vidas”, ressalta o coordenador dos Observadores Certificados Ronaro Ferreira.
Confira abaixo a lista dos novos Observadores Certificados:
Qualificação do Observador Certificado
Deve atuar na área de segurança viária e dispor-se a trabalhar em prol de um trânsito mais humano e seguro. Também deve ser uma pessoa com conduta correta e íntegra, com idoneidade moral, honesta, que age sempre de acordo com a legislação vigente, em especial, a legislação de trânsito.
Atividades que serão exercidas
O Observador Certificado irá colaborar na produção e aperfeiçoamento de conteúdos e materiais técnicos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que serão divulgados nas diversas mídias, de acordo com os critérios definidos pela Diretoria; participar do Conselho Técnico e dos Grupos de Trabalhos em matérias específicas sobre segurança viária e veicular, eventualmente criados pela entidade, de acordo com os critérios estabelecidos pela Diretoria; divulgar e apoiar na logística dos cursos e projetos oferecidos pelo OBOSERVATÓRIO, ser reconhecido pelo entidade como profissional especializado na área de segurança viária e veicular em âmbito nacional e ter descontos exclusivos nos cursos oferecidos pelo OBSERVATÓRIO e seus parceiros.
DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO
• 15/09/2023 - Publicação do Resultado Final;
• 18/09/2023 - Live de boas-vindas.
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto