Observadores Certificados

Crianças são flagradas “pegando rabeira” em caminhão, na cidade de Corumbá/MS

Observador Certificado alerta que mesmo sem punição prevista no CTB, há sérios riscos para esse tipo de “brincadeira”

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2024 - 09H11

O Jornal Diário Corumbaense, de Mato Grosso do Sul, da última quarta-feira (20), alertou aos leitores sobre o risco de crianças estarem pegando carona na traseira de caminhões em movimento. A prática conhecida por “pegar rabeira”, foi registrada em foto enviada à redação do jornal. O Observador Certificado Jeferson Braga foi consultado pela reportagem e falou sobre o perigo a que essas crianças estavam se expondo.

O flagrante ocorreu na rua Goiás, bairro Aeroporto, em Corumbá/MS. Três crianças ficaram penduradas na traseira de caminhão em movimento, segundo informações da reportagem. Para essas crianças, essa situação pode ser uma “aventura”, mas colocaram a própria vida em risco.

A pessoa que fez a imagem preferiu não se identificar, mas contou que trafegava a trabalho pela rua Goiás e após as crianças descerem do veículo, parou o automóvel em que estava e chamou a atenção dos meninos.

O Observador Certificado Jeferson Braga avaliou a situação de risco em que as crianças estavam que poderia acarretar a um sinistro de trânsito fatal.

“A prática conhecida como ‘pegar rabeira’ é extremamente perigosa e na maioria das vezes praticada por crianças e adolescentes, que não entendem o risco da situação. No Código de Trânsito Brasileiro não há nenhuma punição prevista nesse caso. Portanto, o que nos resta é alertar pais e responsáveis a sempre orientarem os menores quanto ao risco de morte nessa atitude que está longe de ser uma brincadeira”, disse Braga.

Ainda segundo ele, existem vários registros de ocorrências como essa por todo o Brasil, inclusive com vítimas fatais.

“Apesar de, na grande maioria dos casos, o motorista não sabe que a situação está ocorrendo, a orientação para os condutores é que ao perceber algo, evite freadas bruscas ou aceleração com intuito de derrubar a pessoa. Aos demais motoristas, também podemos orientar, primeiramente a preservar a sua segurança. Ao tentar alertar o caminhoneiro, ter toda atenção para não acabar provocando um sinistro de trânsito na tentativa de ajudar”, esclareceu.

Jeferson salienta que nesses casos, onde há menores de idade “brincando” dessa forma, “a responsabilidade é toda dos pais ou responsáveis legais, que se identificados, podem responder perante a justiça. Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena – detenção, de seis meses a três anos”, finalizou, Jeferson Braga.

Leia a matéria completa: https://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=143909

Foto: Diário Corumbaense/Reprodução.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.