Observadores Certificados

Crianças são flagradas “pegando rabeira” em caminhão, na cidade de Corumbá/MS

Observador Certificado alerta que mesmo sem punição prevista no CTB, há sérios riscos para esse tipo de “brincadeira”

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2024 - 09H11

O Jornal Diário Corumbaense, de Mato Grosso do Sul, da última quarta-feira (20), alertou aos leitores sobre o risco de crianças estarem pegando carona na traseira de caminhões em movimento. A prática conhecida por “pegar rabeira”, foi registrada em foto enviada à redação do jornal. O Observador Certificado Jeferson Braga foi consultado pela reportagem e falou sobre o perigo a que essas crianças estavam se expondo.

O flagrante ocorreu na rua Goiás, bairro Aeroporto, em Corumbá/MS. Três crianças ficaram penduradas na traseira de caminhão em movimento, segundo informações da reportagem. Para essas crianças, essa situação pode ser uma “aventura”, mas colocaram a própria vida em risco.

A pessoa que fez a imagem preferiu não se identificar, mas contou que trafegava a trabalho pela rua Goiás e após as crianças descerem do veículo, parou o automóvel em que estava e chamou a atenção dos meninos.

O Observador Certificado Jeferson Braga avaliou a situação de risco em que as crianças estavam que poderia acarretar a um sinistro de trânsito fatal.

“A prática conhecida como ‘pegar rabeira’ é extremamente perigosa e na maioria das vezes praticada por crianças e adolescentes, que não entendem o risco da situação. No Código de Trânsito Brasileiro não há nenhuma punição prevista nesse caso. Portanto, o que nos resta é alertar pais e responsáveis a sempre orientarem os menores quanto ao risco de morte nessa atitude que está longe de ser uma brincadeira”, disse Braga.

Ainda segundo ele, existem vários registros de ocorrências como essa por todo o Brasil, inclusive com vítimas fatais.

“Apesar de, na grande maioria dos casos, o motorista não sabe que a situação está ocorrendo, a orientação para os condutores é que ao perceber algo, evite freadas bruscas ou aceleração com intuito de derrubar a pessoa. Aos demais motoristas, também podemos orientar, primeiramente a preservar a sua segurança. Ao tentar alertar o caminhoneiro, ter toda atenção para não acabar provocando um sinistro de trânsito na tentativa de ajudar”, esclareceu.

Jeferson salienta que nesses casos, onde há menores de idade “brincando” dessa forma, “a responsabilidade é toda dos pais ou responsáveis legais, que se identificados, podem responder perante a justiça. Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena – detenção, de seis meses a três anos”, finalizou, Jeferson Braga.

Leia a matéria completa: https://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=143909

Foto: Diário Corumbaense/Reprodução.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.