O jornal da EPTV 1ª Edição - afiliada à TV Globo - em Campinas, interior de São Paulo, destacou na última sexta-feira (28), aumento de mais de 8% no número de sinistros de trânsito em todo o estado, no período de janeiro a junho deste ano em comparação a 2022. O Observador Certificado Marcos Oriqui comentou e deu dicas de direção defensiva à reportagem.
Segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), de janeiro a junho deste ano foram 95.072 ocorrências, nesse mesmo período em 2022, foram 87.920 registros, aumento de 8,1% de sinistros de trânsito. Apenas no mês de junho deste ano, foram 18.187, enquanto que em junho de 2022, 15.686, aumento de 15,9%.
O Observador Certificado lembrou que no trânsito, devemos ver e ser vistos, e aconselhou a manter sempre o farol aceso, mesmo durante o dia para até mesmo, inibir certos tipos de travessias indevidas. Não falar ao celular e se manter concentrado no trânsito, também foi outra dica relevante dada por ele durante a reportagem. Marcos Oriqui também lembrou que, relacionado à velocidade, devemos manter sempre uma distância segura do veículo da frente.
“Quanto mais distante você estiver do carro da frente, você enxerga melhor, você tem o seu campo de visão facilitado e se houver uma emergência com o carro da frente, a chance de você engavetar é muito menor. A gente não pode andar colado e o ser humano erra, então isso, nos faz entender que o trânsito não é 100% previsível, nunca. Emergências vão ocorrer, então muita coisa precisa ser melhorada pra gente ter uma redução nas estatísticas, mas tem uma coisa que depende só da gente, a gente fazer melhor a nossa parte. A gente precisa contribuir com bons exemplos no trânsito”, defendeu ao finalizar.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11819513/
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.