O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
O número de mortes causadas por sinistros de trânsito aumentou 32% na Grande São Paulo, também conhecida como Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), 850 pessoas perderam a vida no trânsito nos primeiros cinco meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 646. Os dados são do Infosiga, sistema de notificações do Detran - SP.
O país também tem registrado aumento de óbitos no trânsito e já supera os índices pré-pandemia, segundo dados mais recentes do Datasus, de 2022. Foram quase 34 mil mortes no trânsito naquele ano em relação a 2019, ano anterior a pandemia, quando o país registrou aproximadamente 32 mil óbitos, um aumento de cerca de 6,25%.
Cabe lembrar que de acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito, o país tem como meta, até 2030, baixar o número de óbitos no trânsito para menos de 16.300.
Para o Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello, a educação para o trânsito tem que ter início ainda no ensino fundamental.
“Iniciar a educação de trânsito desde a escola, passando pelo ensino médio, as autoescolas têm uma grande responsabilidade e, basicamente, conscientização. Conscientizar as pessoas que o trânsito é perigoso, o trânsito mata.”
Em nota, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo afirmou que foram realizadas, desde 2023 até agora, 14 campanhas educativas no trânsito e que também foram investidos mais de R$ 360 milhões em 2023 em educação, conscientização, fiscalização e melhorias na segurança viária.
Além disso, o Detran afirma que também aumentou em 99% o número de abordagens nos últimos 6 meses contra motoristas alcoolizados.
Ouça/leia a reportagem completa: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-07/mortes-por-transito-crescem-32-em-sao-paulo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.