Observadores Certificados

Mobilidade, segurança e mais opções de estacionamento com vagas implantadas ao lado de ciclofaixas em Belém/PA

Observador Certificado analisou o aumento do fluxo de veículos e a necessidade dessa ação na capital paraense

Escrito por Portal ONSV

08 MAR 2024 - 15H02 (Atualizada em 08 MAR 2024 - 15H18)

O Jornal da Manhã da Rádio Cultura do Pará (FM 93,7 Mhz), informou sobre a implantação das novas vagas de estacionamento ao lado de ciclofaixas. A iniciativa já instalada em diversas vias da capital paraense, oferece mais opções aos motoristas. O profissional de Segurança Viária e Observador Certificado, Silvio de Moraes, foi consultado pela reportagem e analisou a iniciativa.

Segundo destacou a reportagem, a Semob de Belém (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), a medida é importante porque além da criação de mais vagas de estacionamento, permite mais segurança aos ciclistas e mobilidade aos usuários das vias.

Silvio de Moraes analisou o aumento do fluxo de veículos e a necessidade dessa ação. “Essa nova proposta de novos estacionamentos procura-se uma integração de carro pedestre de ciclista, onde pretende aumentar a quantidade de estacionamento, aumentando as faixas de ciclistas e nem por isso prejudicando as vias de trânsito. Há de se entender que esse tipo de proposta é um efeito multiplicador em todo o mundo”, explicou.

A Semob informou que a implantação de estacionamentos ao lado da ciclofaixa é prevista pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), relativo à sinalização cicloviária. Ainda esclareceu que na medida em que for implementado o projeto de sinalização viária, com a demarcação de ciclofaixa, poderão ser implantadas vagas de estacionamento ao lado da faixa exclusiva para ciclistas.

Os novos estacionamentos em Belém estão localizados na Travessa São Francisco, Rua João Diogo, Tamandaré, Avenida Senador Lemos, nos trechos entre Barão do Triunfo e Travessa Maurití. Travessa Rosa Moreira, travessa Magno de Araújo, Soares Carneiro, Dom Pedro I e Dom Romual do Coelho. Avenida Visconde de Sousa Franco, Rua dos Mundurucuis, Doutor Moraes Rui Barbosa, Rua Paz de Sousa, Barão de Mamoré, Castelo Branco. Travessa Lomas Valentina, no trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Almirante Barroso.

Ouça a entrevista completa!

Foto: Thaís Neves/O Liberal/Divulgação.

Relatorio_anual_2023
Matérias

Relatório anual 2023

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2023, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual. São mais de 90 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação. Também ganharam destaques as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.