O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 210 milhões de habitantes e uma frota de mais de 100 milhões de veículos. Essa realidade traz consigo diversos desafios relacionados à mobilidade urbana, como congestionamentos, poluição, acidentes, custos e perda de tempo. Por outro lado, também abre espaço para oportunidades de inovação e desenvolvimento de soluções que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, destacamos a iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, que na semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, publicou o edital de 400 ônibus elétricos para serem incorporados no sistema de transporte público urbano da cidade. Com essa ação, que é uma das peças-chave para a construção de um modelo inovador de transporte público, São José dos Campos se tornará uma das raras cidades do mundo que possuem toda a frota de transporte coletivo urbano totalmente elétrica, já operando com a frota elétrica completa da Guarda Civil Municipal há mais de cinco anos, além dos VLP’s da Linha Verde e a frota leve dos Agentes de Mobilidade Urbana, todos elétricos.
A cidade possui ainda um sistema de carsharing free floating com carros elétricos operados por uma startup local, além de usinas fotovoltaicas e de biogás para produção de energia limpa para os sistemas de mobilidade, tudo monitorado por um centro integrado de segurança e inteligência. Não é à toa que a cidade recebeu a recertificação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais ISO.
Aqui temos um grande exemplo de inovação e tecnologia aplicados na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e de benefícios e avanços que podem ser obtidos diante dos desafios de se proporcionar uma mobilidade urbana sustentável para médias e grandes cidades.
Mas não podemos nos acomodar com os avanços já alcançados. Precisamos continuar buscando novas formas de tornar a mobilidade urbana mais eficiente, acessível e sustentável. Para isso, é fundamental contar com o apoio e a participação da sociedade civil, do setor privado e do poder público. Somente assim poderemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam nesse cenário.
A mobilidade urbana sustentável é uma missão coletiva que requer colaboração e comprometimento. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e transformar o nosso país em um exemplo mundial de mobilidade urbana sustentável.
Contamos com vocês!
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: