Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

Escrito por Portal ONSV

28 NOV 2023 - 16H15 (Atualizada em 05 DEZ 2023 - 10H56)

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Os alunos de autoescolas localizadas em algumas cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão Pernambucano, em processo para tirar a CNH categoria B não precisam mais realizar a etapa da garagem. Essa medida foi adotada inicialmente pelo Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) em agosto, apenas na unidade do Recife. Agora foi ampliado para mais seis unidades do órgão, em: Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Surubim, Vitória de Santo Antão e Petrolina.

Apesar de a retirada da etapa da garagem não alterar o valor para tirar a carteira de motorista, ela possibilita aos candidatos dedicar mais tempo para desenvolver outras habilidades essenciais para a prática, como explicou o especialista em Mobilidade e Observador Certificado Emanoel Silva.

“A retirada da manobra de garagem na prova do Detran-PE não terá um impacto prejudicial significativo aos candidatos, segundo estudos técnicos feitos pela própria instituição sobre esse assunto. Haverá, inclusive, uma redução média de ¼ do tempo de execução no exame de habilitação e essa mudança permitirá que os candidatos tenham mais tempo para se concentrar em outras habilidades essenciais, como as manobras de rampa, circuito e baliza. Além disso, a manobra de garagem não tem exigência no CTB e é apenas uma das várias habilidades avaliadas no exame e a sua exclusão não comprometerá a avaliação geral da capacidade do candidato em dirigir com segurança”, argumentou.

Essa medida é criticada pela Federação dos Centros de Formação de Condutores do Brasil e pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco. As entidades destacam que a decisão é um retrocesso e a retirada de uma etapa, reduz as chances de aprendizado dos candidatos. Defendem também que os alunos realizem as provas em vias públicas.

Emanoel Silva destacou que a proposta tem pontos positivos e negativos. “Na minha opinião, realizar a avaliação prática do Detran-PE em via pública tem seus prós e contras. Por um lado, é uma oportunidade para os alunos vivenciarem situações reais de trânsito, no entanto, isso pode representar alguns riscos tanto para eles, que em tese não possuem a experiência necessária, quanto para os demais motoristas e transeuntes. É importante garantir que medidas de segurança sejam rigorosamente seguidas para minimizar esses riscos”, finalizou.

Ouça a matéria completa!

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.