Observadores Certificados

MUDANÇAS NAS REGRAS DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DAS CATEGORIAS C, D E E

Observadora Certificada fala à Rádio Ônibus sobre alterações recentes do CTB

Escrito por Portal ONSV

18 OUT 2023 - 16H51

A Rádio Ônibus, emissora de rádio 100% online voltada ao assunto ônibus, destacou ontem (17), em seu podcast as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em relação às regras do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E, com informações apresentadas e comentadas pela conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes.

Conforme destacou a Observadora Certificada durante o programa, os condutores das categorias C, D e E que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco.

Três trechos da Lei 14.599, de 2023, que alterou o CTB, foram restaurados após o Congresso Nacional decidir pela derrubada dos vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao texto que gerou a norma. Com a decisão, os trechos foram promulgados e publicados na edição do Diário Oficial da União da última segunda-feira (16).

“Essa é a regularização que foi trazida recentemente, independente do veículo que estiver dirigindo. Se ele possui a categoria C, D e E, ele é obrigado a fazer o exame toxicológico. Caso ele não faça, ele terá a infração gravíssima, do artigo 165-B* do CTB, então fiquem atentos, independe do veículo que você está conduzindo”, explicou Mércia Gomes.

Ouça o programa completo: https://www.radioonibus.com.br/l/mudancas-nas-regras-do-exame-toxicologico-para-motoristas-das-categorias-c-d-e-e/?fbclid=IwAR24T2FdRuDpmoO97vXFlyWfrg44rrWcd5TZhw0KWxwioIr53ETAutFycbg


*Art. 165-B. Dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico previsto no art. 148-A deste Código:

• Infração - gravíssima;

• Penalidade - multa (cinco vezes) e, em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses, multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.

17_mil_motoristas_multados_pelo_nao_uso_de_seta_em_2023
Observadores Certificados

17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023

O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.

resultado_primeiras_etapas_turma_11_observadores_certificados
Observadores Certificados

SAIU O RESULTADO DAS PRIMEIRAS ETAPAS DA 11ª TURMA DE OBSERVADORES CERTIFICADOS

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (29), o resultado das 4 primeiras etapas para o processo de certificação da 11ª turma de Observadores Certificados.

Mais_de_15mil_perdem_a_cnh_na_paraiba
Observadores Certificados

MAIS DE 1,5 MIL MOTORISTAS PERDEM A CNH NA PARAÍBA

O Detran-PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba) informou na última quarta-feira (22), que 1.582 motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa em 2023 por acúmulo de pontuação em seus respectivos prontuários na Paraíba. Em comparação com 2022, o número corresponde a uma fatia de 69% do total de carteiras suspensas no ano passado – com 2.293 ocorrências. A coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) em Cabedelo e Observadora Certificada, Abimadabe Vieira, ressaltou em entrevista a importância da Educação para o Trânsito para reduzir esses índices.

Boleto