Observadores Certificados

MUDANÇAS NAS REGRAS DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DAS CATEGORIAS C, D E E

Observadora Certificada fala à Rádio Ônibus sobre alterações recentes do CTB

Escrito por Portal ONSV

18 OUT 2023 - 16H51

A Rádio Ônibus, emissora de rádio 100% online voltada ao assunto ônibus, destacou ontem (17), em seu podcast as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em relação às regras do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E, com informações apresentadas e comentadas pela conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes.

Conforme destacou a Observadora Certificada durante o programa, os condutores das categorias C, D e E que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco.

Três trechos da Lei 14.599, de 2023, que alterou o CTB, foram restaurados após o Congresso Nacional decidir pela derrubada dos vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao texto que gerou a norma. Com a decisão, os trechos foram promulgados e publicados na edição do Diário Oficial da União da última segunda-feira (16).

“Essa é a regularização que foi trazida recentemente, independente do veículo que estiver dirigindo. Se ele possui a categoria C, D e E, ele é obrigado a fazer o exame toxicológico. Caso ele não faça, ele terá a infração gravíssima, do artigo 165-B* do CTB, então fiquem atentos, independe do veículo que você está conduzindo”, explicou Mércia Gomes.

Ouça o programa completo: https://www.radioonibus.com.br/l/mudancas-nas-regras-do-exame-toxicologico-para-motoristas-das-categorias-c-d-e-e/?fbclid=IwAR24T2FdRuDpmoO97vXFlyWfrg44rrWcd5TZhw0KWxwioIr53ETAutFycbg


*Art. 165-B. Dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico previsto no art. 148-A deste Código:

• Infração - gravíssima;

• Penalidade - multa (cinco vezes) e, em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses, multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.

Inscricoes_abertas_12_turma_de_observadores_certificados
Observadores Certificados

Inscrições abertas para a 12ª turma de Observadores Certificados

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove até 28 de junho, as inscrições para o processo seletivo da 12ª turma de Observadores Certificados. Não perca a oportunidade de integrar esse seleto grupo de profissionais que faz a diferença por um trânsito mais seguro e humano.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.