Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO ALERTA PARA O PERIGO DO USO DO CELULAR AO VOLANTE EM ENTREVISTA

Site de notícias Assiscity, da cidade de Assis e região, no interior de São Paulo, destaca aumento desse tipo de sinistro de trânsito

Escrito por Portal ONSV

21 NOV 2023 - 16H08 (Atualizada em 21 NOV 2023 - 16H18)

O site de notícias Assiscity, da cidade de Assis e região, no interior do estado de São Paulo, destacou no último domingo (19), o aumento de sinistros de trânsito relacionados ao uso do celular ao volante. Para explicar mais sobre os perigos que essa prática representa, o Observador Certificado, instrutor e especialista em Segurança no trânsito, André Ferreira, falou à reportagem.

"Cada instante de não atenção corresponde ao percorrer de 17 metros sem observar adequadamente o que está ocorrendo no tráfego. Ao ultrapassar 100 km/h, um segundo deixa o motorista dirigindo por 27 metros às escuras. Nas vias urbanas, há situações em que, ao ler uma mensagem postada em uma rede social, o condutor pode passar por um quarteirão inteiro sem dedicar a devida atenção ao que está à sua frente", explicou.

O uso do celular ao volante é proibido por lei e se enquadra em duas penalidades, como consta nos parágrafos V e VI do Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. “A hipótese caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando o telefone celular. Valor da multa R$293,74 e 7 pontos na carteira. Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular: infração média 4 pontos, penalidade com multa no valor de R$130,16”, diz o artigo.

A respeito da fiscalização para aplicação das multas, André explicou que essas infrações podem ser feitas com ou sem abordagem. “De acordo com a Resolução 985 de 15 de dezembro de 2022 conhecida como Manual Brasileiro de Fiscalização, as infrações podem ser realizadas com ou sem abordagem. No caso de segurar, manusear ou falar ao telefone celular, na ficha de fiscalização o artigo especifico da multa diz que pode ser constatada a infração mesmo sem abordagem”, disse.

Leia a matéria completa: https://www.assiscity.com/local/especialista-em-seguranca-no-transito-alerta-para-o-perigo-do-uso-do-celular-ao-volante-129704.html

Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.