O site de notícias Assiscity, da cidade de Assis e região, no interior do estado de São Paulo, destacou no último domingo (19), o aumento de sinistros de trânsito relacionados ao uso do celular ao volante. Para explicar mais sobre os perigos que essa prática representa, o Observador Certificado, instrutor e especialista em Segurança no trânsito, André Ferreira, falou à reportagem.
"Cada instante de não atenção corresponde ao percorrer de 17 metros sem observar adequadamente o que está ocorrendo no tráfego. Ao ultrapassar 100 km/h, um segundo deixa o motorista dirigindo por 27 metros às escuras. Nas vias urbanas, há situações em que, ao ler uma mensagem postada em uma rede social, o condutor pode passar por um quarteirão inteiro sem dedicar a devida atenção ao que está à sua frente", explicou.
O uso do celular ao volante é proibido por lei e se enquadra em duas penalidades, como consta nos parágrafos V e VI do Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. “A hipótese caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando o telefone celular. Valor da multa R$293,74 e 7 pontos na carteira. Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular: infração média 4 pontos, penalidade com multa no valor de R$130,16”, diz o artigo.
A respeito da fiscalização para aplicação das multas, André explicou que essas infrações podem ser feitas com ou sem abordagem. “De acordo com a Resolução 985 de 15 de dezembro de 2022 conhecida como Manual Brasileiro de Fiscalização, as infrações podem ser realizadas com ou sem abordagem. No caso de segurar, manusear ou falar ao telefone celular, na ficha de fiscalização o artigo especifico da multa diz que pode ser constatada a infração mesmo sem abordagem”, disse.
Leia a matéria completa: https://www.assiscity.com/local/especialista-em-seguranca-no-transito-alerta-para-o-perigo-do-uso-do-celular-ao-volante-129704.html
Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Assis
Urgência de desacelerar: Observador Certificado, Carlos Félix, fala sobre o Maio Amarelo para informativo da APUSM
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.