Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO COORDENA SEMINÁRIO DE INFRAESTRUTRA E TRANSPORTES NA UFSM/RS

Evento destaca política, diretrizes, investimentos e aspectos regulatórios do sistema nacional de transportes e no Rio Grande do Sul

Escrito por Portal ONSV

12 MAI 2023 - 17H37

A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, realizou, por meio do GeMob – Grupo de Estudos em Mobilidade da UFSM, coordenado pelo Observador Certificado, Prof. Dr. Carlos José Antônio Kümmel Félix, no dia 04 de maio, o Seminário Nacional Infraestrutura e Operação dos Sistemas de Transportes.

O evento se propôs a discutir a política, diretrizes, investimentos e aspectos regulatórios do sistema nacional de transportes e no Rio Grande do Sul. Foram mais de 230 participantes, voltado aos estudantes da universidade, tratando de temas relevantes para a logística do estado e do país. A prefeitura de Santa Maria foi representada pelo prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo e técnicos do município.

Com dois painéis de debates: “Políticas Públicas de Transporte no Brasil” e “Desafios e o Futuro da Regulação e da infraestrutura de Transportes Terrestres”, o seminário contou com a participação de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Ministério da Infraestrutura, Infra S.A. e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Os debates também chamaram a atenção para a necessidade e qualidade da infraestrutura para a segurança no trânsito. Na oportunidade, o Observador Certificado Carlos Félix destacou a relevância do Maio Amarelo nos seus 10 anos de conscientização para um trânsito mais seguro e a atuação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.


áreas_calmas
Blog

Áreas calmas e seu impacto na segurança no trânsito

Áreas calmas são locais em que normalmente a velocidade máxima da via é de 30 km/h. Além disso, podem ser aplicadas outras medidas como a implantação de travessias elevadas, reprogramação de semáforos, melhoramento em calçada, implantação de lombadas, outros itens que contribuem para a segurança viária e estimulam a caminhabilidade e outros modos ativos de deslocamento.

Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

medicamentos_prejudicam_direção
Blog

Como medicamentos podem prejudicar a direção?

Apesar de o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não possuir uma regra específica sobre o uso de medicamentos e direção de veículos, alguns especialistas afirmam que a utilização de certos medicamentos tem efeitos nocivos sobre a concentração, a coordenação motora, a vigília e os reflexos. Ou seja, a utilização de alguns remédios podem gerar riscos à vida do motorista ao dirigir após utilizá-los.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.