A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Na última semana, o Observador Certificado Jeferson Braga participou de uma reunião com o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, em Brasília. A conversa teve a mediação de Regina Maria Duarte, presidente do CETRAN/MS.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria Nacional de Trânsito, localizada junto ao Ministério dos Transportes. O objetivo da reunião entre o Observador e o secretário foi identificar soluções para sanar o problema, tanto na legislação quanto na infraestrutura do trânsito, que possui movimentação nacional e internacional, como ocorre em Corumbá/MS.
O Observador Certificado Jeferson Braga entregou ao secretário uma carta com propostas que visam melhorar a segurança viária no município e na fronteira. As sugestões incluíam a revisão da legislação, campanhas educativas e melhores normas para os motoristas de transporte pesado.
"Corumbá tem características únicas, com um fluxo elevado de veículos e grande movimento devido à sua proximidade com a Bolívia. A segurança no trânsito precisa de uma abordagem mais específica, que leve em consideração essas peculiaridades locais", afirmou o observador.
De acordo com o Jornal Diário Corumbaense, que no último dia 05 noticiou a reunião do Observador Certificado com Adrualdo Catão, cerca de 8 mil veículos de passeio passam pela fronteira entre Corumbá/MS e a Bolívia. Além disso, entre 600 e 800 veículos pesados circulam de um lado para o outro.
"Entendemos que as cidades de fronteira enfrentam realidades únicas, e por isso é fundamental que as políticas de trânsito sejam adaptadas a essas especificidades", afirmou o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.