O Observador Certificado e especialista em gestão e direito de trânsito, Maicon de Paula, falou na última terça-feira (20) à Rio TV Câmara sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro-RJ.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2023, foram registradas 600 mortes e 11 mil feridos em sinistros de trânsito nas ruas do Rio de Janeiro. Pensando nesses dados, a Rio TV Câmara chamou alguns especialistas para discutir sobre os desafios e soluções para lidar com o cenário atual do trânsito no Rio.
A alta velocidade é um dos maiores causadores das mortes do trânsito, além disso o fato das vias terem problema de manutenção, falta de sinalização, a temporização dos semáforos e a falta de educação no trânsito são os grandes fatores que causam os sinistros.
"Quando tratamos de educação e de responsabilidade, descontruir toda uma cultura e começar uma nova, principalmente nessa questão da habilitação dos condutores, da convivência harmônica entre ciclistas, motociclistas, pedestres no trânsito é bem difícil.", comenta Maicon de Paula.
Quando questionado sobre uma ação para ajudar a reduzir o número de óbitos no trânsito o Observador respondeu: "Promover a educação desde a base é uma coisa que a gente busca a todo momento. Divulgar essa educação em todos os níveis da escola, trazendo essa relevância e inserir essa cultura nos jovens antes mesmo deles se tornarem condutores", completou.
Durante o debate, o Observador Maicon de Paula, fala sobre o incentivo que o Observatório traz para empresas que se preocupam com a segurança no trânsito através do Selo Mobilidade Segura e do Programa Laço Amarelo. Além de demonstrar a importância da conscientização através do Movimento Maio Amarelo.
Assista ao debate completo: https://youtu.be/DLcwPsAR7j0?feature=shared
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.