O Observador Certificado Carlos Rummenigge falou ao programa Balanço Geral Ceará da TV Cidade Fortaleza, afiliada à Record TV, na última quarta-feira (06), sobre a sua trajetória no setor de trânsito, após uma perda próxima na sua família e como essa fatalidade o motiva a seguir, apesar dos desafios diários, na construção de um trânsito mais seguro no Brasil.
Conforme destacou a reportagem do Balanço Geral CE, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, além das mortes, as sequelas dos sinistros também deixam marcas na sociedade. Segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), de 2008 a 2015, 2,5 milhões de pessoas ficaram inválidas permanentemente no Brasil em decorrência de ocorrências de trânsito.
Esse número, equivale a praticamente toda a população de Fortaleza, capital do estado do Ceará, que conta com pouco mais de 2,6 milhões de habitantes. A família do Observador Certificado Carlos Rummenigge faz parte dessa estatística cruel, ele perdeu a avó em um sinistro de trânsito e reforçou o alerta sobre os cuidados no trânsito durante a entrevista.
“A gente fala que a cada 15 minutos uma pessoa tem a vida ceifada, a cada cinco minutos, uma pessoa é sequelada e com isso, famílias são desestruturadas, a nossa sociedade tem uma série de transtornos financeiros, transtornos em relação à saúde pública. Então o trânsito hoje, é uma pandemia entre aspas, que acontece diariamente”, argumentou.
Assista à matéria completa:
Em parceria com a Uber e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o Grupo Cidade de Comunicação promove no início de setembro (mês da Semana Nacional do Trânsito), o projeto #TrânsitoIdeal. Uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
Essa reportagem é parte da campanha que será veiculada durante o mês de setembro nas emissoras de rádio do grupo, nas plataformas digitais, e também na TV Cidade Fortaleza canal 8.
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto