O Observador Certificado Ricardo Rocha, realizou no dia 11 de maio, uma palestra de conscientização, como ação em alusão ao Movimento Maio Amarelo, aos colaboradores da Dentsply Sirona Brasil, multinacional presente em toda a América Latina. A ação teve como foco os colaboradores que utilizam principalmente a motocicleta no deslocamento casa-trabalho-casa.
A palestra “Motociclista Consciente” foi solicitada pela empresa e ministrada pelo Observador Certificado para aproximadamente 600 colaboradores, em uma das unidades de Pirassununga. Devido à quantidade de pessoas, foram realizados quatro horários diferentes de palestras, de cerca de 60 minutos de duração cada uma, para atender a esse público. Foram duas no período da manhã (06h40 e 09h) e as outras duas, no período da tarde (14h e 18h).
Os temas abordados na conversa foram relacionados ao Movimento Maio Amarelo e seus 10 anos de ações pelo Brasil; o papel do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária no cenário nacional para a conscientização e ações de segurança para o trânsito; dados sobre sinistros de trânsito com recorte para os motociclistas, assim como a frota nacional. Ricardo Rocha também falou sobre equipamentos de proteção e comportamento de motociclistas e condutores de automóveis no trânsito.
1/12
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto