Foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de novembro, o Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, com o tema: Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os palestrantes do evento que apresentou várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada com o uso de bicicletas.
No sábado (18), durante a roda de conversa “Mobilidade urbana e fiscalização de trânsito com o uso de bicicletas”, composta pelo Observador Certificado Samuel Morgan, Rodrigo Cavalcante, Anthony Grillo e Gustavo Cattini - Universidade de Brasília (UnB), Detran-DF e DER-DF, com moderação de Renata Aragão - Associação Civil Rodas da Paz, foram abordados temas como o contexto pandêmico da segurança viária e conceitos de safe system, Vision Zero e o Pnatrans. Além de temas como a mobilidade urbana, conceito, arcabouço legislativo (CF/88, Estatuto das Cidades/LNMU/LBB dentre outras) e teorias (cidade para pessoas, cidade de 15 minutos e teoria da última milha).
Ainda durante a conversa foi apresentada, dentre várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada, a de exercício das atividades de policiamento, fiscalização e educação de trânsito por agentes de trânsito e similares (guarda municipal, secretarias de mobilidade, policiais militares, etc) sobre duas rodas, ou seja, com o uso de bicicletas.
Também foram apontados os benefícios aos órgãos públicos e à população em geral, bem como apresentados detalhes de execução na prática da proposta - operações, formas de aquisição de equipamentos, e exemplos de cidades em que essas práticas já estão em execução.
O Bicicultura Floripa foi organizado pelas seguintes instituições: Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Florianópolis/SC), Bruxas da Bike (Florianópolis/SC), ABC – Associação Blumenauense pró-Ciclovias (Blumenau/SC) e UCB – União de Ciclistas do Brasil (Brasília/DF).
1/3
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.