Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NO ENCONTRO BRASILEIRO DE MOBILIDADE POR BICICLETA E CICLOATIVISMO

O Bicicultura Floripa debateu e apresentou propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada com o uso da bicicleta

Escrito por Portal ONSV

24 NOV 2023 - 09H29 (Atualizada em 04 DEZ 2023 - 10H26)

Foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 15 e 19 de novembro, o Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, com o tema: Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os palestrantes do evento que apresentou várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada com o uso de bicicletas.

No sábado (18), durante a roda de conversa “Mobilidade urbana e fiscalização de trânsito com o uso de bicicletas”, composta pelo Observador Certificado Samuel Morgan, Rodrigo Cavalcante, Anthony Grillo e Gustavo Cattini - Universidade de Brasília (UnB), Detran-DF e DER-DF, com moderação de Renata Aragão - Associação Civil Rodas da Paz, foram abordados temas como o contexto pandêmico da segurança viária e conceitos de safe system, Vision Zero e o Pnatrans. Além de temas como a mobilidade urbana, conceito, arcabouço legislativo (CF/88, Estatuto das Cidades/LNMU/LBB dentre outras) e teorias (cidade para pessoas, cidade de 15 minutos e teoria da última milha).

Ainda durante a conversa foi apresentada, dentre várias propostas possíveis em prol da mobilidade urbana sustentável e humanizada, a de exercício das atividades de policiamento, fiscalização e educação de trânsito por agentes de trânsito e similares (guarda municipal, secretarias de mobilidade, policiais militares, etc) sobre duas rodas, ou seja, com o uso de bicicletas.

Também foram apontados os benefícios aos órgãos públicos e à população em geral, bem como apresentados detalhes de execução na prática da proposta - operações, formas de aquisição de equipamentos, e exemplos de cidades em que essas práticas já estão em execução.

O Bicicultura Floripa foi organizado pelas seguintes instituições: Amobici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Florianópolis/SC), Bruxas da Bike (Florianópolis/SC), ABC – Associação Blumenauense pró-Ciclovias (Blumenau/SC) e UCB – União de Ciclistas do Brasil (Brasília/DF).


Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.