A rádio Cruzeiro FM (92,3) conversou com a consultora educacional de mobilidade urbana e Observadora Certificada Stefania Alvise, na última terça-feira (30/07), para falar sobre os principais motivos que levaram a cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, a liderar o ranking de mortes no trânsito entre as cidades paulistas com mais de 300 mil habitantes.
Conforme apresentou a reportagem, Sorocaba lidera o ranking de mortes no trânsito no estado de São Paulo, entre 25 cidades com mais de 300 mil habitantes, considerando os últimos 12 meses. Sorocaba registrou 112 sinistros de trânsito nesse período, média de 15 mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes, conforme dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. Plataforma administrada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
“A base geralmente é comportamental. Há necessidade urgente de se implantar a médio e longo prazo, independentemente de política, a educação para o trânsito nas escolas. Estruturar permanentemente as vias, transformar as vias em vias seguras, trabalhando com metodologia para isso”, pontuou a Observadora Certificada.
Stefania Alvise analisou também, a relação da saúde mental com o comportamento no trânsito. Alguns estudos indicam que cerca de 30% das ocorrências de trânsito estão relacionados a problemas de saúde mental dos motoristas. A falta de atenção e a incapacidade de reagir adequadamente são fatores determinantes em muitos desses casos.
Observatório e Uber levam conscientização às ruas de Santo André/SP
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, realizam amanhã no Rio de Janeiro, mais uma ação educativa. O anfitrião desse trabalho será a CET-Rio e outros parceiros locais, como o pessoal do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Lei Seca, Secretaria de Meio Ambiente, Detran-RJ e Observadores Certificados.
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.