A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.
“É necessário e urgente educarmos as crianças, não para serem mini motoristas, mas para serem cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito. Terem a responsabilidade como pedestres, ciclistas, passageiros que são. Porque criança não é mini motorista”, defendeu Stefania Alvise.
Na oportunidade, a Observadora Certificada também apresentou dados sobre lesões e mortes no trânsito e discorreu sobre formas de como abordar a Educação para o Trânsito entre os educadores em sala de aula.
“A Educação para o trânsito deve ser trabalhada de forma continua dentro das escolas, não é obrigatória, nós temos no Código de Trânsito Brasileiro, do artigo 74 ao 79, que comenta sobre a introdução de Educação para o Trânsito nas escolas. Porém, não foi caracterizado como uma disciplina e sim, de forma transversal dentro da Base Nacional Comum Curricular, dentro das seis macroáreas cidadania e civismo e educação para o trânsito”, explicou.
Assista ao programa completo: https://www.facebook.com/watch/live/?mibextid=oFDknk&ref=watch_permalink&v=494606273134284&rdid=XVHLRQ0RtFSqVJ5Y
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.