O Balanço Geral Joinville, da NDTV Record Santa Catarina, afiliada à Record, alertou para o aumento significativo de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, resultando em um número crescente de internações hospitalares. Essa tendência alarmante requer medidas urgentes para garantir a segurança viária na cidade. O mestre em Administração Pública e Observador Certificado, Júlio Ramos, foi consultado pela reportagem para falar sobre os cuidados que pedestres e condutores devem ter no trânsito.
Conforme apurado pela reportagem, os dados do Ministério da Saúde revelam que em todo o país aumentou o número de pessoas internadas devido aos atropelamentos de trânsito. Ainda conforme levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de mortes no trânsito. Ciclistas, motociclistas e pedestres são os mais vulneráveis.
Segundo o Observador Certificado Júlio Ramos é preciso que pedestres e condutores desenvolvam percepção de risco para identificarem as situações mais perigosas no trânsito, mas também é preciso que tenham sempre muita atenção em seus deslocamentos diários.
“Principalmente no uso de smartphones, a gente tem observado que tem sido o principal problema para tirar a atenção no trânsito. Essa questão da atenção é extremamente importante para todos os participantes da via”, alertou.
Com base nos dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram mais de 49.345 internações e atendimentos ambulatoriais relacionados a atropelamentos em todo o país. Em 2022, foram cerca de 42.939, aumento de 15%. Em Joinville, foram registrados 278 atropelamentos em 2023 e em 2022, 244, aumento de 14%, conforme dados do Corpo de Bombeiros Voluntários.
O Observador Certificado Júlio Ramos ainda frisou para a necessidade de investir e trabalhar a educação para o trânsito com crianças e adolescentes. “Tem que trabalhar na base, em casa e na escola, ela tem que ter educação para o trânsito, ela tem que ter essa formação no crescimento intelectual na vida”, reforçou.
Assista à reportagem completa:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.