Desde o dia 20 de maio de 2022, os novos radares fixos de controle de trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, entraram em funcionamento em 54 pontos de fiscalização eletrônica, em locais onde há maior incidência de sinistros de trânsito. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Luiz Britto Bastos, ressaltou a importância dos equipamentos para o Jornal Tribuna de Minas.
Entre maio do ano passado e janeiro de 2023, estes radares registraram mais de 50 mil infrações, em que foram aplicadas as multas previstas pela legislação vigente, previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo a Prefeitura, nesses oito meses, foram registradas 50.933 autuações por fiscalização eletrônica. Destes registros, chama a atenção o alto número de multas por excesso de velocidade, que, no período, foi responsável por 33.128 multas, o que corresponde a 65% do total de autuações aplicadas pela Prefeitura, a partir da fiscalização feita pelos radares. Em outras palavras, a cada 20 infrações identificadas pelo equipamento de fiscalização eletrônica, 13 são por excesso de velocidade.
O mestre em engenharia de transportes e Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos, considera os números preocupantes. “Excesso de velocidade significa colocar em risco a segurança viária”, afirmou. Para o Observador Certificado, o uso da tecnologia para controle do trânsito é bem-vindo. Britto justificou a preocupação pontuando que, em todo mundo, 1,3 milhões de vidas são perdidas no trânsito anualmente. “Sempre defendi a fiscalização eletrônica. O número de agentes de trânsito em Juiz de Fora não é suficiente para uma fiscalização bem-feita”, destacou.
“Quanto mais radares, melhor. Se as pessoas se recusam a respeitar a lei, têm que ser punidas exemplarmente. Quando mexe no nosso bolso, o comportamento muda. Hoje, no mundo inteiro, as cidades estão implantando as ‘Zonas 30’ (que preveem o estabelecimento de vias com velocidade máxima de 30km/h para veículos) justamente, para reduzir os riscos de atropelamentos e para que as mortes causadas no trânsito sejam reduzidas”, avaliou.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/02-03-2023/radares-registram-mais-de-50-mil-infracoes-de-transito-em-oito-meses.html
Foto: Felipe Couri
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.