Observadores Certificados

RADARES DE JUIZ DE FORA/MG REGISTRAM MAIS DE 50 MIL INFRAÇÕES EM OITO MESES

Entre maio e janeiro, 65% das multas aplicadas foram de excesso de velocidade

Escrito por Portal ONSV

10 ABR 2023 - 12H17

Desde o dia 20 de maio de 2022, os novos radares fixos de controle de trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, entraram em funcionamento em 54 pontos de fiscalização eletrônica, em locais onde há maior incidência de sinistros de trânsito. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Luiz Britto Bastos, ressaltou a importância dos equipamentos para o Jornal Tribuna de Minas.

Entre maio do ano passado e janeiro de 2023, estes radares registraram mais de 50 mil infrações, em que foram aplicadas as multas previstas pela legislação vigente, previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a Prefeitura, nesses oito meses, foram registradas 50.933 autuações por fiscalização eletrônica. Destes registros, chama a atenção o alto número de multas por excesso de velocidade, que, no período, foi responsável por 33.128 multas, o que corresponde a 65% do total de autuações aplicadas pela Prefeitura, a partir da fiscalização feita pelos radares. Em outras palavras, a cada 20 infrações identificadas pelo equipamento de fiscalização eletrônica, 13 são por excesso de velocidade.

O mestre em engenharia de transportes e Observador Certificado, José Luiz Britto Bastos, considera os números preocupantes. “Excesso de velocidade significa colocar em risco a segurança viária”, afirmou. Para o Observador Certificado, o uso da tecnologia para controle do trânsito é bem-vindo. Britto justificou a preocupação pontuando que, em todo mundo, 1,3 milhões de vidas são perdidas no trânsito anualmente. “Sempre defendi a fiscalização eletrônica. O número de agentes de trânsito em Juiz de Fora não é suficiente para uma fiscalização bem-feita”, destacou.

“Quanto mais radares, melhor. Se as pessoas se recusam a respeitar a lei, têm que ser punidas exemplarmente. Quando mexe no nosso bolso, o comportamento muda. Hoje, no mundo inteiro, as cidades estão implantando as ‘Zonas 30’ (que preveem o estabelecimento de vias com velocidade máxima de 30km/h para veículos) justamente, para reduzir os riscos de atropelamentos e para que as mortes causadas no trânsito sejam reduzidas”, avaliou.

Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/02-03-2023/radares-registram-mais-de-50-mil-infracoes-de-transito-em-oito-meses.html

Foto: Felipe Couri

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.