A Rádio Jornal Pernambuco alertou para os cuidados no trânsito com a chegada do período de férias de final de ano, destacando dados preliminares de ocorrência de trânsito com lesões e óbitos referentes a 2023. Na última terça-feira (12), o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, deu dicas de como evitar se envolver em sinistros de trânsito ao pegar a estrada para viajar neste final de ano.
Conforme destacou a reportagem, durante o mês de dezembro também aumentam o número de lesionados e mortos em decorrência dos sinistros de trânsito em rodovias e estradas. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde para 2023, mais de 10 mil pessoas perderam a vida em decorrência dos sinistros de trânsito.
Mesmo quando as ocorrências não resultam em vítimas fatais, os envolvidos podem ser acometidos por lesões permanentes e até mesmo perder a capacidade motora. De acordo com o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, a grande maioria dos sinistros podem ser evitados por meio da mudança de conduta dos motoristas.
“Transitar em velocidade reduzida e compatível com a segurança, não dirigir com sono, cansado ou sob a influência de álcool ou outras substâncias que comprometam a capacidade de dirigir, nem mesmo usando medicações que contraindiquem a direção e, também garantir o uso adequado dos equipamentos de segurança como capacetes e cintos de segurança, são passos cruciais. Além disso, devemos combater a direção distraída, especialmente o uso de celulares durante a condução”, explicou.
Dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apontam que apenas nos primeiros meses de 2023, 77% dos sinistros de trânsito ocorreram devido à falha humana e ainda, quase 80% de todos os sinistros registrados poderiam ter sido evitados, caso os condutores tivessem adotado comportamentos preventivos.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.