Observadores Certificados

RÁDIO JORNAL PERNAMBUCO ALERTA PARA CUIDADOS NO TRÂNSITO DURANTE O PERÍODO DE FÉRIAS DE FIM DE ANO

Dados da PRF destacam que nos primeiros meses de 2023, 77% dos sinistros de trânsito ocorreram devido à falha humana

Escrito por Portal ONSV

15 DEZ 2023 - 16H22

A Rádio Jornal Pernambuco alertou para os cuidados no trânsito com a chegada do período de férias de final de ano, destacando dados preliminares de ocorrência de trânsito com lesões e óbitos referentes a 2023. Na última terça-feira (12), o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, deu dicas de como evitar se envolver em sinistros de trânsito ao pegar a estrada para viajar neste final de ano.

Conforme destacou a reportagem, durante o mês de dezembro também aumentam o número de lesionados e mortos em decorrência dos sinistros de trânsito em rodovias e estradas. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde para 2023, mais de 10 mil pessoas perderam a vida em decorrência dos sinistros de trânsito.

Mesmo quando as ocorrências não resultam em vítimas fatais, os envolvidos podem ser acometidos por lesões permanentes e até mesmo perder a capacidade motora. De acordo com o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, a grande maioria dos sinistros podem ser evitados por meio da mudança de conduta dos motoristas.

“Transitar em velocidade reduzida e compatível com a segurança, não dirigir com sono, cansado ou sob a influência de álcool ou outras substâncias que comprometam a capacidade de dirigir, nem mesmo usando medicações que contraindiquem a direção e, também garantir o uso adequado dos equipamentos de segurança como capacetes e cintos de segurança, são passos cruciais. Além disso, devemos combater a direção distraída, especialmente o uso de celulares durante a condução”, explicou.

Dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apontam que apenas nos primeiros meses de 2023, 77% dos sinistros de trânsito ocorreram devido à falha humana e ainda, quase 80% de todos os sinistros registrados poderiam ter sido evitados, caso os condutores tivessem adotado comportamentos preventivos.


Ouça a matéria completa!

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.