A Rádio Jornal Pernambuco alertou para os cuidados no trânsito com a chegada do período de férias de final de ano, destacando dados preliminares de ocorrência de trânsito com lesões e óbitos referentes a 2023. Na última terça-feira (12), o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, deu dicas de como evitar se envolver em sinistros de trânsito ao pegar a estrada para viajar neste final de ano.
Conforme destacou a reportagem, durante o mês de dezembro também aumentam o número de lesionados e mortos em decorrência dos sinistros de trânsito em rodovias e estradas. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde para 2023, mais de 10 mil pessoas perderam a vida em decorrência dos sinistros de trânsito.
Mesmo quando as ocorrências não resultam em vítimas fatais, os envolvidos podem ser acometidos por lesões permanentes e até mesmo perder a capacidade motora. De acordo com o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, a grande maioria dos sinistros podem ser evitados por meio da mudança de conduta dos motoristas.
“Transitar em velocidade reduzida e compatível com a segurança, não dirigir com sono, cansado ou sob a influência de álcool ou outras substâncias que comprometam a capacidade de dirigir, nem mesmo usando medicações que contraindiquem a direção e, também garantir o uso adequado dos equipamentos de segurança como capacetes e cintos de segurança, são passos cruciais. Além disso, devemos combater a direção distraída, especialmente o uso de celulares durante a condução”, explicou.
Dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apontam que apenas nos primeiros meses de 2023, 77% dos sinistros de trânsito ocorreram devido à falha humana e ainda, quase 80% de todos os sinistros registrados poderiam ter sido evitados, caso os condutores tivessem adotado comportamentos preventivos.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.