Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

Escrito por Portal ONSV

21 JUN 2024 - 08H32

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Segundo dados do InfoSiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o período contabilizou 24 óbitos na região, empatando com o mesmo período de 2015, ano de início da série histórica. A marca também supera a dos meses anteriores de 2024, que, para comparação, tinha o mês de abril como o mais letal, com 18.

Dos 24 óbitos de maio, 16 foram registrados em vias municipais (67%), sendo que atropelamentos e choques foram os principais motivadores dos casos, com oito cada. A maioria das vítimas dirigia motocicletas (8), eram homens (19) e tinham entre 30 e 39 anos (cinco casos no total). Durante o período, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não registraram mortes. São Bernardo apresentou o maior número, com dez, seguida por Santo André (7), Mauá (4), Diadema (2) e São Caetano (1).

A região apresentava queda no número de óbitos durante o Maio Amarelo desde 2019, quando 22 ocorrências foram registradas. O número caiu gradativamente até os 14 casos do ano passado. O mês de maio também foi o que teve mais casos de acidentes na região, com 730, superando março, com 710 sinistros.

Questionado se seria a hora de repensar as ações de conscientização e o perfil do público-alvo, Frigeri explicou que, “O tema anual do Movimento Maio Amarelo segue cronograma de campanhas educativas de trânsito e é cuidadosamente planejado, dando atenção a todos os modais, para cada vez mais sensibilizar e trazer conscientização sobre os cuidados que todos devemos ter no trânsito.”

Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4145530/no-maio-amarelo-regiao-tem-mes-mais-letal-no-transito-no-ano

Foto: André Henriques/DGABC/Divulgação.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.