A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.
Segundo dados do InfoSiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o período contabilizou 24 óbitos na região, empatando com o mesmo período de 2015, ano de início da série histórica. A marca também supera a dos meses anteriores de 2024, que, para comparação, tinha o mês de abril como o mais letal, com 18.
Dos 24 óbitos de maio, 16 foram registrados em vias municipais (67%), sendo que atropelamentos e choques foram os principais motivadores dos casos, com oito cada. A maioria das vítimas dirigia motocicletas (8), eram homens (19) e tinham entre 30 e 39 anos (cinco casos no total). Durante o período, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não registraram mortes. São Bernardo apresentou o maior número, com dez, seguida por Santo André (7), Mauá (4), Diadema (2) e São Caetano (1).
A região apresentava queda no número de óbitos durante o Maio Amarelo desde 2019, quando 22 ocorrências foram registradas. O número caiu gradativamente até os 14 casos do ano passado. O mês de maio também foi o que teve mais casos de acidentes na região, com 730, superando março, com 710 sinistros.
Questionado se seria a hora de repensar as ações de conscientização e o perfil do público-alvo, Frigeri explicou que, “O tema anual do Movimento Maio Amarelo segue cronograma de campanhas educativas de trânsito e é cuidadosamente planejado, dando atenção a todos os modais, para cada vez mais sensibilizar e trazer conscientização sobre os cuidados que todos devemos ter no trânsito.”
Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4145530/no-maio-amarelo-regiao-tem-mes-mais-letal-no-transito-no-ano
Foto: André Henriques/DGABC/Divulgação.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.