A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
Casos de semáforos com defeitos colocam em risco motoristas e pedestres em avenidas de Brasília, conforme apresentou a matéria do DF TV 2, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Brasília, de abril a setembro deste ano, 1.500 semáforos apresentaram problemas no Distrito Federal.
A doutora em Transportes e Observadora Certificada Adriana Modesto listou algumas causas para tantos defeitos em semáforos espalhados pela capital do país.
“A falta de energia, desgaste de algum componente do próprio semáforo, curto-circuito, vandalismo ou furto de cabos, intempéries climáticas e a ocorrência de sinistro de trânsito. Então o que eu recomendo e sugiro, é que haja dois movimentos, dois tipos de ações: ações preventivas e corretivas também. Para que a gente não chegue numa situação extrema, sempre destacando que o usuário mais vulnerável é o pedestre”, informou Adriana Modesto.
Durante a reportagem foi lembrado que especialistas alertam há algum tempo que o sistema semafórico de Brasília é antigo e em alguns casos, possuem mais de cinco décadas de funcionamento e que é preciso que seja feita uma atualização desse sistema urgentemente. O Detran respondeu que faz manutenção preventiva e corretiva dos semáforos, mas que em alguns casos eles param de funcionar também por queda de energia elétrica e, que pretende instalar 70 novos semáforos em diferentes cidades.
“Há semáforos que não estão funcionando de forma adequada e a gente pede que haja o incremento de novas tecnologias”, finalizou a Dra. em Transportes e Observadora Certificada.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/semaforos-com-defeitos-colocam-motoristas-e-pedestres-em-risco-12098180.ghtml
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.