A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
Casos de semáforos com defeitos colocam em risco motoristas e pedestres em avenidas de Brasília, conforme apresentou a matéria do DF TV 2, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Brasília, de abril a setembro deste ano, 1.500 semáforos apresentaram problemas no Distrito Federal.
A doutora em Transportes e Observadora Certificada Adriana Modesto listou algumas causas para tantos defeitos em semáforos espalhados pela capital do país.
“A falta de energia, desgaste de algum componente do próprio semáforo, curto-circuito, vandalismo ou furto de cabos, intempéries climáticas e a ocorrência de sinistro de trânsito. Então o que eu recomendo e sugiro, é que haja dois movimentos, dois tipos de ações: ações preventivas e corretivas também. Para que a gente não chegue numa situação extrema, sempre destacando que o usuário mais vulnerável é o pedestre”, informou Adriana Modesto.
Durante a reportagem foi lembrado que especialistas alertam há algum tempo que o sistema semafórico de Brasília é antigo e em alguns casos, possuem mais de cinco décadas de funcionamento e que é preciso que seja feita uma atualização desse sistema urgentemente. O Detran respondeu que faz manutenção preventiva e corretiva dos semáforos, mas que em alguns casos eles param de funcionar também por queda de energia elétrica e, que pretende instalar 70 novos semáforos em diferentes cidades.
“Há semáforos que não estão funcionando de forma adequada e a gente pede que haja o incremento de novas tecnologias”, finalizou a Dra. em Transportes e Observadora Certificada.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/semaforos-com-defeitos-colocam-motoristas-e-pedestres-em-risco-12098180.ghtml
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto