Observadores Certificados

Transporte público e Mobilidade Urbana são temas do programa Sala de Debate 2ª Edição

Tema proposto pelo Observador Certificado promove debate crítico sobre as tendências de Mobilidade Urbana

Escrito por Portal ONSV

31 JAN 2024 - 10H17

O programa Sala de Debates 2ª Edição – do jornal Diário de Santa Maria - da última segunda-feira (29), recebeu o professor universitário da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), engenheiro civil e Observador Certificado, Carlos Félix, que também propôs esse debate sobre a mobilidade urbana em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e as tendências para 2024.

Apresentado Gilson Alves, o programa recebeu também Anny Desconzi, advogada; Jerônimo Tybusch, pró-reitor integrado à ação da UFSM; Lídia Rodrigues, arquiteta e urbanista; e Paulo Lauda, cirurgião dentista e escritor para debater alguns dos principais assuntos do momento.

Em sua argumentação inicial, Carlos Félix destacou, com base nas tendências para 2024 observadas em uma edição do caderno Mobilidade Estadão – parceiro e Mantenedor Social do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - quatro temas específicos para o debate da noite: financiamento do transporte público

“Dentro de uma metodologia de cálculo tarifário e esse modelo não se sustenta mais, tanto é que dados mais recentes da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), mostra que mais de 300 cidades ou municípios dos 5.570 que nós temos no país subsidiam de uma forma ou de outra o transporte público. Nestes, mais de 100 estão com tarifa zero, e aí é aquela discussão, tarifa zero é viável, não é viável.”

Durante o debate, o jornalista e mediador do debate Gilson Alves destacou os cinco municípios brasileiros com maior número populacional que adotaram a tarifa zero: Caucaia/CE (355 mil habitantes), Maricá/RJ (197 mil habitantes), Ibirité/MG (182 mil habitantes), Paranaguá/PR (156 mil habitantes), Balneário Camboriú/SC (145 mil habitantes).

A edição do debate idealizado pelo Observador Certificado Carlos Félix também tratou da importância de priorizar o transporte público nas cidades, da segurança e lesões no trânsito, além da eletrificação da frota de veículos.

Assista ao debate completo:


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.