Observadores Certificados

Uso do celular ao volante está entre as principais causas de sinistros de trânsito no estado de São Paulo

Observador Certificado alerta para cuidados no trânsito durante reportagem da TV Câmara Assis/SP

Escrito por Portal ONSV

05 FEV 2024 - 14H24

O jornal da TV Câmara de Assis, no interior do estado de São Paulo, destacou na última terça-feira (30), que houve queda no registro de óbitos no trânsito no estado de São Paulo, entretanto houve aumento no número de mortes entre motociclistas e o uso do celular ao volante está entre as principais causas de sinistros de trânsito entre motoristas. Para comentar esses dados, a reportagem consultou o Observador Certificado André Ferreira.

Segundo destacou a reportagem da TV Câmara, com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo) coordenado pelo Detran-SP (Departamento estadual de Trânsito de São Paulo), de janeiro a novembro de 2023 houve queda no número total de óbitos no trânsito do estado, de 4,2%, porém nesse mesmo período, houve aumento no número de mortes de motociclistas (1,4%), e vítimas fatais envolvidas em sinistros de trânsito (8,5%).

“Uma infração que vem aumentando muito no Brasil nos últimos anos porque ela é inevitável, a utilização do celular. Porque a gente já se distraia dentro do nosso automóvel com som alto, com uso do rádio amador, com coisas e pessoas que se movimentavam e tiravam a nossa atenção, então o celular está tirando a nossa atenção e chega a bater recorde de infração em alguns estados da federação. No estado de São Paulo a gente já chegou a computar num ano mais de 90 mil multas pelo uso do telefone celular”, pontuou André Ferreira.

O Observador Certificado também alertou sobre um costume que muitos motoristas possuem, dirigir com o braço para fora do veículo. “O próprio artigo 252 [do Código de Trânsito Brasileiro], no inciso 5, diz que dirigir veículo com uma mão só é infração, a não ser que você esteja com uma mão para trocar marcha, para usar os acessórios do veículo que é a seta, o limpador de para-brisa ou dar sinal regulamentar de braço.”

Na oportunidade, André Ferreira também explicou que algumas infrações, consideradas médias e leves podem ser substituídas por advertências e que faltam investimentos para campanhas de conscientização para o trânsito em âmbito nacional e local.

Assista à matéria completa:


Violencia_no_transito_e_tema_de_debate_radio_jornal_pernambuco
Observadores Certificados

Violência no trânsito é tema de Debate na Rádio Jornal Pernambuco

O programa Debate da Super Manhã, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abordou o tema “Violência no Trânsito” para saber o que pode ser feito para garantir a segurança e a integridade no trânsito, além das punições previstas para quem comete crimes no trânsito. O especialista em trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Emanoel Silva, esteve entre os convidados do programa.

Transporte_publico_de_porto_alegre_rs_busca_alternativas_para_recuperar_passageiros
Observadores Certificados

Transporte público de Porto Alegre/RS busca alternativas para recuperar 16 milhões de passageiros perdidos desde a pandemia

Representantes do transporte público em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, encontram dificuldade em recuperar a demanda anterior à pandemia de Covid-19 devido a diversos fatores. O professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), engenheiro civil e Observador Certificado, Carlos Félix, falou no último sábado (17), ao jornal digital GZH sobre o benefício de implantação da integração tarifária como alternativa para atrair o público.

Caminhoneiros_questionam_aplicacao_de_multas_marginal_tiete_em_dias_de_obras
Observadores Certificados

Caminhoneiros questionam aplicação de multas devido às restrições de horário de circulação na Marginal Tietê em dias de obras

O programa Trucão Pé na Estrada, transmitido pelo SBT no último domingo (11), destacou os desafios enfrentados pelos caminhoneiros que precisam trafegar pela Marginal Tietê - na cidade de São Paulo - para evitar autuações devido às restrições de horários de circulação até mesmo em dias de obras na pista. A reportagem conversou com a consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, que alertou para os cuidados e explicou sobre como recorrer de uma autuação de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.