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Uso do celular ao volante está entre as principais causas de sinistros de trânsito no estado de São Paulo

Observador Certificado alerta para cuidados no trânsito durante reportagem da TV Câmara Assis/SP

Escrito por Portal ONSV

05 FEV 2024 - 14H24

O jornal da TV Câmara de Assis, no interior do estado de São Paulo, destacou na última terça-feira (30), que houve queda no registro de óbitos no trânsito no estado de São Paulo, entretanto houve aumento no número de mortes entre motociclistas e o uso do celular ao volante está entre as principais causas de sinistros de trânsito entre motoristas. Para comentar esses dados, a reportagem consultou o Observador Certificado André Ferreira.

Segundo destacou a reportagem da TV Câmara, com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo) coordenado pelo Detran-SP (Departamento estadual de Trânsito de São Paulo), de janeiro a novembro de 2023 houve queda no número total de óbitos no trânsito do estado, de 4,2%, porém nesse mesmo período, houve aumento no número de mortes de motociclistas (1,4%), e vítimas fatais envolvidas em sinistros de trânsito (8,5%).

“Uma infração que vem aumentando muito no Brasil nos últimos anos porque ela é inevitável, a utilização do celular. Porque a gente já se distraia dentro do nosso automóvel com som alto, com uso do rádio amador, com coisas e pessoas que se movimentavam e tiravam a nossa atenção, então o celular está tirando a nossa atenção e chega a bater recorde de infração em alguns estados da federação. No estado de São Paulo a gente já chegou a computar num ano mais de 90 mil multas pelo uso do telefone celular”, pontuou André Ferreira.

O Observador Certificado também alertou sobre um costume que muitos motoristas possuem, dirigir com o braço para fora do veículo. “O próprio artigo 252 [do Código de Trânsito Brasileiro], no inciso 5, diz que dirigir veículo com uma mão só é infração, a não ser que você esteja com uma mão para trocar marcha, para usar os acessórios do veículo que é a seta, o limpador de para-brisa ou dar sinal regulamentar de braço.”

Na oportunidade, André Ferreira também explicou que algumas infrações, consideradas médias e leves podem ser substituídas por advertências e que faltam investimentos para campanhas de conscientização para o trânsito em âmbito nacional e local.

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