Comunicação

PEGN: LOJA DE COSMÉTICOS DENTRO DO AUTOMÓVEL

Pequenas Empresas & Grandes Negócios consulta OBSERVATÓRIO sobre prática que viraliza nas redes

Escrito por Portal ONSV

05 ABR 2023 - 16H25

Motorista de aplicativo viraliza nas redes ao transformar o interior do seu automóvel em uma loja de cosméticos para aumentar a renda. A reportagem do PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios) consultou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para entender se a prática é legal e se existem riscos para condutor e passageiro.

Conforme contou à reportagem do PEGN, a solução veio há cinco meses, quando ele criou uma loja de cosméticos dentro do automóvel. “Ofereço a experiência para o cliente poder comprar algo que esqueceu em casa. Muitas vezes, por já ter a loja, eu não preciso falar nada. Ela fala por si só, porque os produtos ficam à mostra”, diz Mattheus Alencar, que nas redes sociais se denomina Mattheus Uber Loja em Movimento.

O negócio bombou em novembro de 2022, quando uma influenciadora digital postou um vídeo da parte interna do carro, que Alencar havia compartilhado em sua conta. “Na época, eu só tinha 11 seguidores, mas consegui mais de 10 milhões de visualizações. Foi quando estourou nas redes sociais”, afirma.

Em fevereiro deste ano, ele reformou o espaço, removendo o banco da frente do veículo para aumentar a sua loja. No dia 31 de março, a iniciativa voltou a viralizar. Um vídeo postado no Twitter recebeu mais de 1,8 milhão de visualizações e quase 20 mil curtidas.

O PEGN pediu que Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, assistisse aos vídeos do motorista para identificar se existia algum problema na prática. Segundo Paulo Guimarães, a loja em si não desrespeita uma legislação específica. No entanto, ele enxerga duas questões principais, começando pelo perigo de ter objetos soltos dentro do veículo. "No caso de uma batida ou de uma frenagem brusca, estes objetos podem sair do lugar e gerar algum risco ou problema.”

Depois, vem a possibilidade de desatenção do motorista. "O ato de dirigir exige atenção e foco. Por mais que a loja possa ser de autoatendimento, o passageiro continua interagindo com o motorista, fazendo perguntas sobre o produto. O motorista também fica de olho, preocupado se algo está sendo roubado", afirmou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Neste segundo caso, a prática poderia se encaixar na infração do artigo 169 do código de trânsito. "É uma infração mais genérica que se aplica a 'dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança'. Isso se aplica a todas as situações de insegurança dentro do trânsito, mas é impossível prever tudo", disse Paulo Guimarães. Com isso, segundo ele, a aplicação de uma penalidade dependerá da interpretação do agente de trânsito.

A reforma dentro do carro também não fere a legislação, de acordo com o CEO do OBSERVATÓRIO. "Se ele tivesse tirado o banco da frente para transportar um passageiro de costas seria um problema. Neste caso, ele não modificou a estrutura do veículo", explicou.

Leia a matéria completa: https://revistapegn.globo.com/ideias-de-negocios/noticia/2023/04/motorista-de-aplicativo-cria-loja-de-cosmeticos-dentro-do-carro-e-video-viraliza-nas-redes.ghtml

Foto: reprodução/Instagram

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.