Nesse vídeo da série Dicas com o João da Nica, o alerta fica para o contato visual no trânsito
Existe uma regra básica na direção defensiva que se aplica a todos os usuários das vias terrestres, que é o “VER E SER VISTO”. Esta regra se aplica a todos os usuários do trânsito: motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. A maioria dos acidentes são causados pela falta de atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito, a má visibilidade é uma falta de atenção gravíssima, por isso, é imprescindível ver e ter a certeza de que está sendo visto por todos.
Sou motociclista profissional há mais de 10 anos, viajando nas estradas ou no trânsito urbano, e infelizmente, tenho presenciado diariamente a ausência deste principio fundamental à segurança viária. Já presenciei vários acidentes que poderiam ter sido evitados se houvesse atenção no trânsito. Olhar, ver e ter certeza que estão lhe vendo.
Tenho percebido as pessoas muito dispersas, devido à correria do dia a dia somado ao uso indevido do celular por todos que transitam (quase podemos classificar esse uso como uma epidemia); vejo também o tempo todo pedestres atravessando as ruas digitando no celular, motoristas usando o celular até mesmo em estradas, caminhoneiros que já presenciei tirando as mãos do volante para digitar ou para pegar algum objeto na sua cabine, além de motociclistas conduzindo e falando com celular preso ao capacete, perdendo a atenção exclusiva no trânsito e deixando de seguir o princípio de ver se visto.
Eu já sofri várias fechadas por motoristas que não olham o retrovisor, desconsiderando os pontos cegos do veículo. Realizando conversões sem se certificar, através do olhar, que aquela manobra será uma manobra segura e realizam com a tranquilidade como se estivessem em uma pista exclusiva, onde somente ele existe naquele cenário, desconsiderando que compartilhamos a via pública com os diversos usuários que nela existem. Desconsideram que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e todos pela incolumidade dos pedestres. Ser responsável pela segurança e pelo “não dano” aos usuários das vias é um dever de todos, pois manter o trânsito seguro é um dever de todos.
Já evitei vários acidentes por utilizar este princípio básico da direção defensiva. Sempre que conduzo minha moto procuro olhar não somente para os meus retrovisores, mas também virar a cabeça para os lados para aumentar o ângulo de visão, já me salvou de muitas situações de perigo. Procuro olhar muito para o retrovisor dos motoristas para me certificar se ele está me vendo e, na maioria das vezes ele não está.
O uso da buzina como advertência, para avisar que você está ali é muito importante, observar o pedestre, que esteja disperso, que deveria estar mais atento ao atravessar uma via, enfim, manter a atenção no trânsito utilizando o princípio de ver e ser visto é fundamental para mantermos um trânsito mais seguro para todos.
Rafael Souza é Observador Certificado do Rio de Janeiro
Professor especialista em segurança no trânsito, consultoria em trânsito, gestor em trânsito, palestras e treinamentos.
Olho no olho é o quinto vídeo da série Dicas com João da Nica. Acompanhe os conselhos dado por quem entende o dia a dia do motociclista!
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/DGnmNGXTIzs" align="center"][/vc_column][/vc_row]
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.