Podcast

Um olhar para o trânsito

Escrito por Portal ONSV

30 OUT 2020 - 13H06

Nesse vídeo da série Dicas com o João da Nica, o alerta fica para o contato visual no trânsito

Existe uma regra básica na direção defensiva que se aplica a todos os usuários das vias terrestres, que é o “VER E SER VISTO”. Esta regra se aplica a todos os usuários do trânsito: motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.  A maioria dos acidentes são causados pela falta de atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito, a má visibilidade é uma falta de atenção gravíssima, por isso, é imprescindível ver e ter a certeza de que está sendo visto por todos.

Sou motociclista profissional há mais de 10 anos, viajando nas estradas ou no trânsito urbano, e infelizmente, tenho presenciado diariamente a ausência deste principio fundamental à segurança viária. Já presenciei vários acidentes que poderiam ter sido evitados se houvesse atenção no trânsito. Olhar, ver e ter certeza que estão lhe vendo.

Tenho percebido as pessoas muito dispersas, devido à correria do dia a dia somado ao uso indevido do celular por todos que transitam (quase podemos classificar esse uso como uma epidemia); vejo também o tempo todo pedestres atravessando as ruas digitando no celular, motoristas usando o celular até mesmo em estradas, caminhoneiros que já presenciei tirando as mãos do volante para digitar ou para pegar algum objeto na sua cabine, além de motociclistas conduzindo e falando com celular preso ao capacete, perdendo a atenção exclusiva no trânsito e deixando de seguir o princípio de ver se visto.

Eu já sofri várias fechadas por motoristas que não olham o retrovisor, desconsiderando os pontos cegos do veículo. Realizando conversões sem se certificar, através do olhar, que aquela manobra será uma manobra segura e realizam com a tranquilidade como se estivessem em uma pista exclusiva, onde somente ele existe naquele cenário, desconsiderando que compartilhamos a via pública com os diversos usuários que nela existem. Desconsideram que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e todos pela incolumidade dos pedestres. Ser responsável pela segurança e pelo “não dano” aos usuários das vias é um dever de todos, pois manter o trânsito seguro é um dever de todos.

Já evitei vários acidentes por utilizar este princípio básico da direção defensiva. Sempre que conduzo minha moto procuro olhar não somente para os meus retrovisores, mas também virar a cabeça para os lados para aumentar o ângulo de visão, já me salvou de muitas situações de perigo. Procuro olhar muito para o retrovisor dos motoristas para me certificar se ele está me vendo e, na maioria das vezes ele não está.

O uso da buzina como advertência, para avisar que você está ali é muito importante, observar o pedestre, que esteja disperso, que deveria estar mais atento ao atravessar uma via, enfim, manter a atenção no trânsito utilizando o princípio de ver e ser visto é fundamental para mantermos um trânsito mais seguro para todos.

Rafael Souza é Observador Certificado do Rio de Janeiro

Professor especialista em segurança no trânsito, consultoria em trânsito, gestor em trânsito, palestras e treinamentos.

Olho no olho é o quinto vídeo da série Dicas com João da Nica.  Acompanhe os conselhos dado por quem entende o dia a dia do motociclista!

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/DGnmNGXTIzs" align="center"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Podcast

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.