Comunicação

WEBINAR: EXCESSO DE VELOCIDADE E AMBIENTE URBANO

OBSERVATÓRIO apresenta e debate evidências relacionadas à prática do excesso de velocidade em ambiente urbano, utilizando como estudo de caso a cidade de Curitiba/PR

Escrito por Portal ONSV

29 MAR 2023 - 17H09 (Atualizada em 29 MAR 2023 - 18H39)

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realiza na próxima sexta-feira (31), das 10h às 11h30, o Webinar: Excesso de Velocidade e Ambiente Urbano. Com o objetivo de apresentar e discutir evidências relacionadas à prática do excesso de velocidade em ambiente urbano, utilizando como estudo de caso a cidade de Curitiba, no estado do Paraná.

Aspectos como a hierarquia viária, o uso do solo e desenho viário serão abordados associando o conhecimento teórico e as evidências até então levantadas no cenário local. Após as discussões entre os participantes, pretende-se elencar sugestões para a incorporação de princípios da segurança viária no planejamento das cidades.

Clique no botão abaixo para se inscrever:

INSCREVA-SE AQUI!

No encontro, ainda serão apresentados os resultados dos seguintes trabalhos acadêmicos:

  • Análise de Velocidade na área calma de Curitiba-PR;
  • Caracterização do excesso de velocidade em Curitiba a partir de dados naturalísticos;
  • The impacto of built environment on speeding behavior in Curitiba, Brazil.

Participantes:

  • Prof. Jorge Tiago Bastos, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO;
  • Pedro Augusto Borges dos Santos – Head de Mobilidade Segura (OBSERVATÓRIO);
  • Louise Fuhrmann – Acadêmica de Engenharia Civil (UFPR) e estagiária do OBSERVATÓRIO.

Convidados:

  • Flávio Soares de Freitas (Gerente de Projetos - Ciclocidade);
  • Gustavo Garrett (Gerente de Programas de Segurança Viária – Setran de Curitiba);
  • Diego Hoffmann (diretor de Tecnologia – Abeetrans).
Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.