Matérias

Dicas da Observadora Certificada: “Ciclistas e a pandemia”

Escrito por Portal ONSV

22 JAN 2021 - 12H17

A primeira Dicas da Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária de 2021, é escrita por Stefania Alvise, Observadora Certificada em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, e tem como tema o ciclista e o período de pandemia da covid-19.

Com a pandemia, o isolamento social exigiu das pessoas novas estratégias para conviver e até se exercitar. Desta maneira, muitos colocaram em prática aquela antiga proposição de pedalar. Todos nós sabemos que as bicicletas são meios de transporte ecologicamente corretos e contribuem para a saúde física e mental do ciclista, fortalece o sistema respiratório, cardiovascular e muscular, trabalha a concentração, a atenção e o foco. Além disso, podemos verificar que o uso de celular enquanto as pessoas pedalam é quase zero, elas preferem tirar fotos de paisagens e selfies quando estão paradas.

É uma atividade saudável que pode ser realizada de maneira individual ou em grupo, seguindo todos os protocolos exigidos devido à pandemia. Muitas pessoas já migraram para este tipo de transporte pela economia no tempo e pelos benefícios à saúde. Porém, há falta de lugares específicos para estacionamento de bicicletas, ciclovias que permitam o trânsito dos usuários em segurança e a falta de respeito dos condutores de veículos que, muitas vezes, ao invés de manterem o distanciamento de 1,5m (previsto no art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97), colocam os ciclistas em risco, jogando-os para fora ou apertando-os nas vias. Estes por sua vez, também devem seguir as regras de trânsito, se não houver ciclovias, procurar pedalar sempre à direita, enfileirados, utilizar os equipamentos de proteção adequados à atividade como capacete, luzes de sinalização, adesivos refletivos nos pedais, pneus, frente e trás, além de buzina e espelho retrovisor. O correto para a bicicleta, que também é um veículo, é circular sempre na mão de direção da via, tudo isso para sua própria segurança.

As estatísticas de acidentes envolvendo ciclistas possuem família, sentimentos e sonhos interrompidos! O respeito mútuo começa por nós, cidadãos! Quando exigimos melhora nas condições das vias, ciclovias que sejam eficazes e úteis, interligando pontos estratégicos das cidades, baseados em estudos de mobilidade urbana para que a população possa, sem medo, usufruir para lazer ou ir ao trabalho, estamos vivendo momentos de transformações importantes e o “novo normal” exige responsabilidade individual em prol do coletivo. No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!

Stefania Alvise – Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em Poços de Caldas- MG

Foto de Vlad Fonsark no Pexels

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.