Matérias

DIVINÓPOLIS/MG RECEBE OS LIVROS DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

08 NOV 2021 - 10H44

A Prefeitura de Divinópolis, município do estado de Minas Gerais, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a Settrans (Secretaria de trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana), realizou na última sexta-feira (05), uma cerimônia de entrega dos materiais do projeto piloto do Programa Educa.

O Programa Educa é um projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), em prol da educação para o trânsito, sua implantação visa abordar no ensino fundamental das escolas públicas o ensino da educação no trânsito, de modo a complementar a educação das crianças.

Em Divinópolis, as escolas que receberam os materiais didáticos durante a cerimônia foram: Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira; Escola Municipal João Severino de Azevedo; Escola Municipal Dona Maria Rosa e Escola Municipal São Geraldo. Segundo o prefeito, Gleidson Azevedo, a implantação desse programa será muito importante. “Vamos conseguir diminuir o número de acidentes no trânsito através do respeito e da educação. Começando a educar as crianças, elas serão melhores condutores do futuro”, ressaltou.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, esse programa veio para somar na educação e no trânsito. “Esse projeto será de grande importância complementar a grade curricular dos nossos alunos, pois ele se alinha com as matérias que já são abordadas na escola, quando ensina diferença entre zona rural e zona urbana, ele se alinha com a geografia e com ela se alinha a história, o português e até mesmo a matemática”, reforçou.

Segundo a secretária da Educação, Andreia Dimas, sempre foi um desejo da educação implantar um projeto como este, idealizado pelo OBSERVATÓRIO. “É muito bom quando colocamos um projeto como este em prática, conseguir essa adesão é algo gratificante pois, esse programa vem para complementar a educação”, agradeceu.

De acordo com o secretário de Trânsito, Lucas Estevam, o município recebeu cerca de 1.144 livros que serão trabalhados com as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, incluindo o manual do professor. “Para mim é muito importante estar falando do programa Educa, pois hoje é possível levar a educação no trânsito para dentro das escolas, é ainda mais gratificante por ser uma parceria entre as secretarias”, destacou.

A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, representante do Programa Educa e orientadora em Divinópolis, Rosely Eduvirgens, salientou que o programa Educa está chegando para acrescentar.

“O Projeto Piloto Educa foi idealizado pelo presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, possuindo um conteúdo alinhado com a prática pedagógica e todo definido entre os diversos temas transversais alinhados à grade curricular de ensino do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. Um esforço de articulação e de propósito dos Ministérios da Infraestrutura, do Ministério da Educação e ONSV, realizando um acordo de cooperação técnica, em especial, o empenho de nosso diretor de Planejamento, o General Jamil Megid Jr., que junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, conseguiu a viabilização dos livros físicos para todas as cidades participantes nesta etapa do projeto’, destacou Rosely.

De acordo com o diretor da Escola Municipal Dona Rosa, Eduardo Paulino, esse programa não beneficiará apenas os alunos, mas sim a toda a família. “Todo programa novo que vai beneficiar a escola nós abraçamos, porque acredito que devemos trazer novas oportunidades de crescimento para os nossos alunos”, completou.

Leia a matéria completa: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/10679/semed-e-settrans-realizam-entrega-de-material-escolar-do-programa-educa/

Fotos: Prefeitura de Divinópolis/MG

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28542,28543,28544,28545,28546" img_size="full"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.