Matérias

Em entrevista, Consórcio Intermunicipal Grande ABC fala sobre como desenvolveu a campanha do Maio Amarelo deste ano

Escrito por Portal ONSV

10 AGO 2020 - 11H30

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária entrevistou o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão, para entender um pouco mais, como as ações desenvolvidas pelo movimento Maio Amarelo deste ano puderam ser utilizadas pelo Consórcio em suas campanhas de segurança viária.

Desenvolvida exclusivamente pelas redes sociais, devido à pandemia do novo coronavírus, a campanha do Maio Amarelo 2020, teve como tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Além disso, após o mês de maio, as ações continuam através do programa Laço Amarelo. Ação social desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO para manter em pauta durante todos os meses do ano, a questão da segurança viária.

Conheça um pouco mais sobre as ações do Maio Amarelo e como o Consórcio Intermunicipal Grande ABC – entidade participante do Programa Laço Amarelo -, utiliza esses materiais para fortalecer as ações de segurança no trânsito.

1 - Mesmo com a pandemia, a fiscalização e os cuidados no trânsito são fundamentais, sendo assim, como as cidades que compõem o consórcio avaliam o movimento Maio Amarelo e suas ações de segurança e conscientização?

As prefeituras da região já tinham em seus programas ações para segurança do Trânsito. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as ações foram concentradas nas redes sociais. Em relação ao Consórcio ABC, em dezembro de 2011 foi lançada a Campanha Travessia Segura, iniciativa que ainda existe até hoje. Na época do lançamento, os municípios desenvolveram as ações com seus próprios recursos. A partir de setembro de 2015, a campanha foi novamente lançada, com a inclusão do Mister Mão, personagem criado pelo Consórcio ABC e utilizado para divulgar a campanha em âmbito regional.

2 - Como o Consórcio Intermunicipal desenvolveu as ações do Maio Amarelo este ano?

Por conta da pandemia, não ocorreram ações presenciais neste ano. A solução que encontramos foi intensificar, por meio das redes sociais, a conscientização para um trânsito mais seguro, humano e responsável. A estratégia foi adotada tanto pelo Consórcio ABC quanto pelas sete prefeituras.

3 - Como participante do programa Laço Amarelo, o Consórcio tem acesso às pesquisas e estudos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, além de outras peças. Como é feito uso desses materiais?

Todos materiais disponibilizados são repassados ao nosso Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana às prefeituras. O conteúdo é disponibilizado no site do Consórcio ABC e nas nossas redes sociais.

4 - Quais dificuldades o consórcio enfrenta para trabalhar o tema da segurança viária e, como a parceria firmada com o OBSERVATÓRIO, através do programa Laço Amarelo pode ajudar nesse contexto?

A diretoria do Consórcio estava se preparando para ações fortes no Programa Maio Amarelo. A pandemia nos impôs alterações de planos. Adiamos para 2021 os programas idealizados neste ano.

5 - Qual a expectativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC em desenvolver ações de segurança viária, com os materiais Laço Amarelo, após o isolamento social?

Como registramos nas respostas anteriores, o Consórcio ABC tem procurado repassar, por meio do GT Mobilidade Urbana, as sugestões e propostas para os responsáveis pelas secretarias municipais de Mobilidade Urbana. Neste ano, por conta da pandemia, estamos concentrando esforços no transporte público regional. Concluímos os projetos funcionais e básicos de engenharia para a requalificação de corredores preferenciais para transporte coletivo nas sete cidades. Além disso, estamos em fase final de concluir um projeto pioneiro em âmbito nacional, que é o Centro de Controle de Operações (CCO), idealizado para controlar o trânsito nos corredores regionais definidos como prioritários, também priorizando o transporte coletivo.

Saiba como fazer parte do Programa Laço Amarelo: https://bit.ly/30Rhs0R

Foto: Divulgação/Consórcio ABC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.