fbpx
Loader
FAIXA DE PEDESTRE É TEMA DO PROGRAMA PRESERVAR É LEI, DA TV JUSTIÇA
28379
post-template-default,single,single-post,postid-28379,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

FAIXA DE PEDESTRE É TEMA DO PROGRAMA PRESERVAR É LEI, DA TV JUSTIÇA

FAIXA DE PEDESTRE É TEMA DO PROGRAMA PRESERVAR É LEI, DA TV JUSTIÇA

Observadora Certificada destaca importância da sinalização para segurança de todos os modais

O Programa Preservar é Lei, da TV Justiça, destacou a história da faixa de pedestre e a importância da conscientização de condutores e pedestres ao uso adequado, para a prevenção de sinistros de trânsito. A advogada especialista em Direito de Trânsito, Observadora Certificada, membro do Núcleo Jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora do grupo de estudos em Direito de Trânsito da OAB/RS, Rochane Ponzi, participou do programa e ressaltou a importância dessa sinalização para todos os modais.

Segundo destacou a reportagem, em Brasília, capital do País, desde 1997, ano de publicação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e da Lei nº 9.503/1997, também é considerada a capital do respeito à faixa de pedestre. Implementada por meio de campanhas educativas, contribuiu para a redução de mais de 80% nas mortes por atropelamento no Distrito Federal.

A Observadora Certificada, Rochane Ponzi, pontuou que a faixa é uma sinalização essencial não apenas para o pedestre, mas para todos os modais, “é muito importante que exista uma delimitação para que esse pedestre realize essa travessia de forma segura, que ele seja visto e, que ele também veja os demais atores desse local, por exemplo, os veículos. Por quê? Lá no artigo 29 do Código [de Trânsito Brasileiro] diz o seguinte, ‘o maior tem que cuidar do menor, os motorizados dos não motorizados e todos, devem cuidar do pedestre’”, disse.

Assista ao programa completo:

No Comments

Post A Comment