fbpx
Loader
Lançamento do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030
28480
post-template-default,single,single-post,postid-28480,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

Lançamento do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030

Lançamento do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030

Proclamada pela ONU, em fevereiro de 2020, durante a 3ª Conferência Global de Segurança Viária, realizada em Estocolmo, Suécia, a nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito- 2021-2030 será lançada oficialmente nessa próxima quinta-feira (28/10), às 9h, horário de Brasília. Repetindo a meta da 1ª Década, em reduzir em 50% o total de mortes e feridos graves pelos sinistros de trânsito, os governos são incentivados a implementar políticas e programas que alcancem essas reduções. Eles são apoiados por parceiros, incluindo agências nacionais e internacionais, organizações da sociedade civil, fundações, academia e setor privado.

Durante o evento, que será online e transmitido diretamente de Nova York, haverá a discussão do Plano Global para a Década de Ação, durante a qual os palestrantes destacarão “o que fazer, como fazer e quem fará” pela segurança no trânsito. O lançamento do Plano Global para a Década de Ação dará início a um período intensivo de seis semanas de atividades de segurança no trânsito em todo o mundo, desde o lançamento até o Dia Mundial da Memória das Vítimas do Trânsito a ser celebrado no próximo dia 21 de novembro de 2021 e o preparatório de um dia para a “Reunião de alto nível sobre a melhoria da segurança rodoviária global” no início de dezembro de 2021.

A mobilidade é parte integrante de quase todos os aspectos de nossa vida diária, desde que nascemos e até morrermos, precisamos do transitar. Por isso, cuidar da segurança de todos que transitam é cuidar da saúde e da qualidade de vida de toda população. A falta de segurança nos sistemas de transportes afeta as necessidades básicas de toda população.

Apesar de ter menos de 60% dos veículos de todo o mundo, países de baixa e média renda acumulam mais de 90% de todas as mortes causadas pelos sinistros de trânsito. Para alcançar a meta, proposta pela 2ª Década de Ação de Segurança Viária 2021-2030, é preciso exigir mais dedicação dos países que já são exemplo de segurança viária. Apesar das dificuldades óbvias, os países de baixa e média renda podem evitar intervenções isoladas nas formas tradicionais de abordar o tema e passar a adotar uma abordagem integrada para um transporte seguro e sustentável. Uma vez que muitos países de alta renda (especialmente o que dependem em grande parte do uso do veículo particular) enfrentam grandes desafios, como a descarbonização do transporte para mitigar as mudanças climáticas e abordar os problemas de saúde devido à inatividade física, agora países de baixa e média renda podem investir em sistemas de transporte multimodal como parte de um programa de desenvolvimento integrado.

A proposta da ONU para essa próxima década passa pelo cumprimento dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mas também amplia e reforça que, é preciso unir forças e atacar os problemas da segurança viária, em conjunto com o poder público, a sociedade civil organizada e também a iniciativa privada.

Para José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a proposta da 2ª Década reforça o que já foi definido lá em 2011, “trazer vários atores para unir-se num só movimento. O trabalho que o OBSERVATÓRIO fez até aqui esteve alicerçado nos cinco pilares, direcionados pela ONU. Agora, vamos ajustar nossas propostas de trabalho e juntos alcançaremos a tão sonhada meta de redução de 50% das mortes no trânsito”, conclui.

Acompanhe o lançamento do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, 9h, com duração de 1 hora.

Faça sua inscrição no link abaixo:

https://events.streamgo.live/launch-of-the-global-plan-for-the-decade-of-action-for-road-safety-2021-2030/register

4 Comments
  • ANDRE SILVA RESENDE
    Posted at 16:43h, 27 outubro Responder

    O trânsito humanizado é um direito de todos.

  • Kelson Augusto do Nascimento
    Posted at 10:22h, 28 outubro Responder

    Em pleno século XXI, com advento das tecnologias. Como podemos minimizar os impactos de sinistro ❓

  • Kelson Augusto do Nascimento
    Posted at 10:47h, 28 outubro Responder

    Em pleno século XXI, com advento das tecnologias. Como podemos implantar nas escolas públicas e privadas a matéria trânsito, pois sabemos que a educação

  • Kelson Augusto do Nascimento
    Posted at 10:50h, 28 outubro Responder

    Em pleno século XXI, com advento das tecnologias. Como podemos implantar nas escolas públicas e privadas a matéria trânsito, pois sabemos que a educação é fator primordial.

Post A Comment