Matérias

Mesmo com diminuição de tráfego no período de pandemia, Campinas/SP registra aumento de óbitos

Escrito por Portal ONSV

21 MAI 2021 - 11H53

Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, afirma que conscientização é responsabilidade de todos

Em entrevista ao jornalista Gustavo Magnusson, do site Hora Campinas, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e idealizador do Movimento Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho, comentou sobre o aumento de mortes no trânsito de Campinas, interior de São Paulo, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Apesar da redução de 58,8% no índice de sinistros fatais no trânsito nos últimos 10 anos, a cidade de Campinas registrou aumento de 1,7% de mortes na comparação entre 2019 e 2020, houve um crescimento de 61% no número de atropelamento de pedestres neste período.

Os dados pertencem ao “Caderno de Acidentalidade no Trânsito em Campinas 2020”, divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na terça-feira (11/05). A iniciativa é uma das ações ligadas ao Movimento Maio Amarelo, que ocorre desde 2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Neste ano, em sua 8ª edição, o lema da campanha é: “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

“Durante longos períodos no ano passado, o trânsito reduziu drasticamente e passamos a nos acostumar com esta fluidez. Com as ruas e avenidas mais liberadas, houve significativo aumento na velocidade dos veículos. Com a pequena retomada do tráfego, a distração, negligência e imprudência levaram a mais ocorrências de trânsito”, avaliou Ramalho.

Ramalho conclui com uma mensagem, “Praticar a empatia e a percepção de risco no trânsito. Se todos nós, ao sairmos de casa todos os dias, seja para ir ao trabalho, levar as crianças à escola ou fazer uma viagem, disciplinarmo-nos para praticar essa postura nas vias, ruas e rodovias, podemos ter certeza que os números de lesionados e óbitos no trânsito brasileiro cairão drasticamente”.

Leia a entrevista completa, em: https://horacampinas.com.br/mais-motos-e-imprudencia-elevam-acidentes-no-transito-aponta-especialista/

Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.