Com tema “Indústria da multa ou fábrica de infrações?”, o podcast RotaViva, programa de educação para o trânsito oferecido pelo Fundo Socioambiental da CRC (Concessionária Rota dos Coqueiros) de Pernambuco, recebeu para esclarecer essas dúvidas, Emanoel Silva, especialista em trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O podcast presentado por Roberta Soares, jornalista de mobilidade urbana, buscou desvendar com dados e estatísticas, se realmente existe uma indústria de multas ou se essa narrativa não disfarça a tendência em não seguirmos as leis e sermos, nós, os fabricantes de infrações. O programa também recebeu Sílvio Médici, presidente da Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito).
O programa já esclarece em sua abertura que não existe uma indústria de multas, pelo contrário, no Brasil e no mundo, multa-se muito menos do que se diz respeito às leis de trânsito. E destaca, entre 15% e 18% dos motoristas habilitados no Brasil, são considerados infratores contumazes, ou seja, aqueles que são multados pelo menos duas vezes no ano.
Segundo destacou o Observador Certificado, Emanoel Silva, esse discurso de indústria da multa existe e é alimentado pela falta de educação para o trânsito. “Gera desconhecimento dos critérios que são utilizados na fiscalização, e a importância que ela tem para evitar os sinistros e consequentemente os mortos e feridos que temos todos os anos nas vias públicas. Esse desconhecimento dos reais motivos pelos quais determinadas condutas são consideradas perigosas é que tem como consequência a falta de percepção do risco”, destacou.
Ouça o programa completo: https://open.spotify.com/episode/7vZkgQKUMsouJEWzyo4jAX
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.