Matérias

OBSERVADORES CERTIFICADOS PELO OBSERVATÓRIO SÃO ESCOLHIDOS PARA CÂMARAS TEMÁTICAS DO CONTRAN

Escrito por Portal ONSV

23 JUN 2022 - 12H42

Observadores Certificados irão contribuir com o Contran em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio – 2022 a 2024

Foram definidos os especialistas que farão parte das Câmaras Temáticas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com mandato referente ao período de 2022 a 2024. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária contará com 13 Observadores Certificados representando a entidade em cinco, das seis Câmaras Temáticas, neste biênio.

Confira as Câmaras Temáticas e os Observadores Certificados selecionados para a sua composição:

I - Educação para o Trânsito (CTEDUC) - Edira Soares, Francisco Garonce, Christian Anderson Riger (indicado pelo Sest/Senat);

II – Saúde para o Trânsito (CTST) – Juliana de Barros Guimarães (indicada pelo DETRAN/PE), Gustavo Pereira Fraga e Rodrigo Caselli;

III - Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) – Frederico Rodrigues e Bruno Cesar Benites;

IV - Esforço Legal (CTEL) – Delcides Gomes de Araújo Junior (indicado pelo Cetran/SP);

V - Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - PNATRANS (CTPNAT) – Ronaro Ferreira (indicado pela BHTRANS), Izabela Gaspar Fontes (indicada pelo CFP), José Aurelio Ramalho e Paulo Roberto Guimarães.

VI - Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT);

Ao todo, 13 Observadores Certificados participarão da nova composição das Câmaras Temáticas no biênio 2022-2024. Sendo que 8 pertencem aos Núcleos Técnicos do OBSERVATÓRIO e outros 5, são Observadores que foram convidados por suas entidades oficiais. Houve aumento significativo de indicações, comparado ao biênio anterior (2019-2021), quando o OBSERVATÓRIO foi representado por seis Observadores Certificados.

As Câmaras Temáticas têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico para decisões do Contran, conforme estabelece o art. 13 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Também compete às Câmaras Temáticas a função de assessoramento ao Contran, nos diversos assuntos técnicos, discutidos pelo órgão.

Assim, os estudos realizados pelas Câmaras Temáticas são de extrema importância para o Conselho e refletem em temas que fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos. “Nesse sentido, mostra-se importante a contribuição da sociedade na regulamentação das Câmaras Temáticas”, afirma o documento que formaliza as nomeações.

Os novos membros das Câmaras Temáticas tomarão posse na próxima segunda-feira (27/06), e se reunirão de acordo com calendário previamente aprovado ou quando convocada extraordinariamente.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.