fbpx
Loader
OBSERVATÓRIO APRESENTA EDUCA NO I ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO MUNICIPAL E SEGURANÇA VIÁRIA/PE
29503
post-template-default,single,single-post,postid-29503,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

OBSERVATÓRIO APRESENTA EDUCA NO I ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO MUNICIPAL E SEGURANÇA VIÁRIA/PE

OBSERVATÓRIO APRESENTA EDUCA NO I ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO MUNICIPAL E SEGURANÇA VIÁRIA/PE

Coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, apresentou a metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO

Foi realizado em Recife, capital do estado de Pernambuco, na primeira quinzena de abril, o I Encontro Regional de Gestão Municipal e Segurança Viária, uma iniciativa da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito); PRF (Polícia Rodoviária Federal), MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional) e Cetran/PE (Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco). O evento contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e de representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito da região Nordeste ferramentas de gestão integradas aos princípios da Visão Zero e às ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), com a apresentação das boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização.

No dia 12/04, no painel “Boas Práticas alinhadas ao pilar 4 do Pnatrans”, sobre Educação para o Trânsito, a Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, e coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto OBSERVATÓRIO EDUCA, apresentou o Programa EDUCA, sua metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO.

Além do piloto EDUCA, Edira apresentou os projetos do Detran de Alagoas voltados para o ensino médio e universitário, a produção e disponibilização de conteúdos digitais voltados para educadores, por meio do projeto Curadoria de Trânsito do Detran de Alagoas e as estratégias utilizadas pelo estado na disseminação das campanhas educativas publicitária de trânsito.

No segundo dia do evento, a equipe da chefia de Educação do Detran de Alagoas e da coordenação nacional do EDUCA fizeram uma mesa de consulta dos livros físicos e um quiz de trânsito, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, integrante da equipe da coordenação nacional do Piloto EDUCA.

Para Edira Soares, o evento foi muito importante por disseminar entre os municípios do Nordeste, de forma prática, os conceitos de Visão Zero e os pilares do Renaest, além de aproximar a Senatran dos integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) oportunizando o conhecimento dos desafios e das boas práticas que contribuem para um trânsito seguro.

No encontro os participantes puderam conhecer ou tirar dúvidas sobre a metodologia do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA e ainda, alguns educadores e técnicos participantes do piloto na região Nordeste puderam interagir com a equipe da coordenação nacional de suporte pedagógico do piloto de forma presencial.

O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, foi o moderador do Painel de Boas Práticas em Educação para o Trânsito e apresentou o EDUCA como um dos projetos apoiados pela Senatran, com o objetivo de levar a educação para o trânsito para escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano de todo o país. O encontro também contou com a presença de muitos Observadores Certificados de Pernambuco e de outras localidades.

 

No Comments

Post A Comment