Matérias

OBSERVATÓRIO ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NA ABERTURA DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA

Escrito por Portal ONSV

21 NOV 2022 - 16H34

Acordo de cooperação entre as entidades da sociedade civil e órgãos do Executivo federal articula ações para reduzir lesões e mortes nas estradas brasileiras

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária está entre as entidades da sociedade civil que assinaram o acordo de cooperação firmado com órgãos do Executivo federal, para instituir uma agenda permanente para promover ações de prevenção a sinistros de trânsito em rodovias e estimular políticas públicas voltadas à segurança viária, durante a abertura do I Seminário Internacional de Segurança Viária, hoje (21).

Esse acordo de cooperação segue os pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), o qual prevê a redução do total de óbitos e lesões graves decorrentes de ocorrências de trânsito nas vias do país em 50% até 2028. O objetivo da cooperação é coordenar ações dos diferentes agentes envolvidos na segurança viária, a fim de tornar as estradas mais seguras e, consequentemente, reduzir o risco de acidentes graves.

Durante a assinatura do acordo de cooperação firmando a parceria entre a entidade e órgãos do Executivo federal, o OBSERVATÓRIO foi representado pela sua coordenadora de Comunicação, Daniela Gurgel.

Com vigência de cinco anos, a iniciativa conta com a adesão, além do MInfra (Ministério da Infraestrutura), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Infra S.A., ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), Inprotran (Instituto Nacional de Projetos Para o Trânsito e Segurança), ABSeV (Associação Brasileira de Segurança Viária), iRAP (International Road Assessment Programme) e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Promovido pelo MInfra, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o I Seminário de Segurança Viária segue até quarta-feira (23). Na programação, palestras, painéis e workshops apresentados por especialistas em segurança de trânsito, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de promover debates sobre as melhores práticas, planos, desafios e avanços para ampliar a segurança viária no Brasil, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas).

O evento é transmitido pelo canal do MInfra no Youtube e tem tradução simultânea inglês/português:

[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=lqfhsFDChEo" align="center"]

[vc_gallery interval="3" images="31107,31108,31109,31110" img_size="full"]

Fotos: Edgar Marra

Com informações de: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/11/minfra-institui-agenda-permanente-pela-seguranca-nas-rodovias-do-pais-1

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.