Matérias

ONSV participa de lançamento oficial da Semana Nacional de Trânsito

Escrito por Portal ONSV

20 SET 2016 - 16H35

Criação valida o que a comunidade técnica de trânsito defende há muito tempo, diz Paulo Guimarães, diretor do OBSERVATÓRIO

Representado por seu diretor-técnico, engenheiro Paulo Guimarães, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou nesta terça-feira, 20 de setembro, em Brasília, dos eventos que abrem oficialmente a Semana Nacional de Trânsito, no Ministério das Cidades.

Na plenária foi lançado pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Comitê Empresarial de Segurança Viária, como ação educativa em alusão à Semana. O comitê será composto por até 15 representantes indicados por agentes da sociedade civil dotados de personalidade jurídica (com ou sem fins lucrativos), que pleitearem vaga junto ao Ministério das Cidades.

Na avaliação do diretor do OBSERVATÓRIO, a iniciativa é altamente positiva, já que, em geral, a responsabilidade sobre a segurança no trânsito costuma a ser atribuída aos governos.

“Tive a oportunidade de, em minha fala no evento, parabenizar o Ministério, porque a criação do comitê empresarial valida o que a comunidade técnica de trânsito defende há muito tempo; ou seja, envolver os três setores da sociedade – poder público, sociedade civil e iniciativa privada - cada um com sua parcela de contribuição e responsabilidade, todos pelo bem comum do trânsito.  E o comitê oficializa e institucionaliza a participação da iniciativa privada nas políticas públicas de trânsito”, considera Guimarães.

Caberá ao Ministério das Cidades a tarefa de selecionar os integrantes do comitê e divulgar a lista dos aprovados em seu site. A escolha se dará a partir das ações e projetos que já empreendam ou que se comprometam a empreender, com vistas à segurança, prevenção e redução de acidentes de trânsito no país. Os selecionados se reunirão no mínimo duas vezes a cada ano.

A seleção deverá ser iniciada e concluída a cada 12 meses a contar da data de divulgação dos primeiros selecionados, que se reunirão no mínimo duas vezes a cada ano.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.