Dirigir cansado pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado, alerta OBSERVATÓRIO
Interessados na temática do “Sono e Qualidade de Vida” já podem se programar. A Associação Paulista de Medicina (APM-Indaiatuba) realizará uma palestra sobre esse tema no dia 3 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h. O evento, que conta com o apoio do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), será na sede da APM-Indaiatuba.
Na palestra, ministrada pelo médico Edilson Zancanella, otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, o público vai ter informações sobre a importância de uma boa noite de sono, fatores que atrapalham o sono, como combater a falta de sono, ronco e os riscos das doença do sono.
Inscrições: A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. O público deverá fazer inscrição pelo telefone 19 3875-7200; ou pelo e-mail: apm.ind@uol.com.br; e na entrada da palestra fazer a entrega de um litro de leite longa vida.
De acordo com Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, essa é uma temática relevante para a segurança viária. “Sabemos que distúrbios do sono e o cansaço ou estresse causados pela falta de sono potencializam muito o risco de acidentes e mortes no trânsito. Dirigir com sono, por exemplo, é tão perigoso quando dirigir embriagado”, destaca.
Guimarães lembra que pesquisas apontam que até 50% dos acidentes em rodovias acontecem porque os motoristas dormem ao volante.
O OBSERVATÓRIO já até produziu um vídeo educativo para orientar motoristas sobre esse tema. Com o título “Dirigir cansado”, o vídeo pode ser acessado pelo link> https://www.youtube.com/watch?v=KPBymbEj160
A sede da APM-Indaiatuba, onde acontecerá a palestra, fica na Eng. Fábio Roberto Barnabé, 709, Vila Teller (Pq. Ecológico).
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.