Em matéria exibida pelo programa AutoEsporte, da TV Globo, no domingo, dia 14 de abril, a repórter Cris Amaral comenta sobre as vantagens do novo bafômetro e como ele pode agilizar a fiscalização na blitz da Lei Seca.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, “Às vezes você bebe e fala, ‘poxa já se passaram duas horas, eu acho que dá para mim dirigir’. Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo e de dia para dia. Tem dia que você está bem e tem dia que você não está bem”.
Para o agente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Brito, “É uma tecnologia que permite aumentar consideravelmente a quantidade de fiscalização e com maior assertividade”.
Além da praticidade e maior grau de acertos, o custo do uso do equipamento para o Estado é menor. O aparelho já está em uso em sete estados do país. Os dados apontam para queda no número de flagrantes. Em 2017 foi um flagrante para 57 testes, já em 2018 foram 47 testes e 1 flagrante.
Vale lembrar, segundo o policial, que as regras e punição são severas para quem for pego na blitz. “Quando a medição é superior a 0,34 mg/l. ele vai responder como crime. Quando se envolve em acidente a penalização é muito maior, se for o caso de uma lesão corporal (prisão) de 2 a 5 anos e caso de vítima fatal (prisão) de 5 a 8 anos.
Ramalho também comenta sobre um tipo de bafômetro descartável que chegará no Brasil em breve, e pode tirar as dúvidas dos motoristas.
Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7539753/programa/
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.