Artigos

Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir

Escrito por Portal ONSV

15 ABR 2019 - 16H57

Em matéria exibida pelo programa AutoEsporte, da TV Globo, no domingo, dia 14 de abril, a repórter Cris Amaral comenta sobre as vantagens do novo bafômetro e como ele pode agilizar a fiscalização na blitz da Lei Seca.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, “Às vezes você bebe e fala, ‘poxa já se passaram duas horas, eu acho que dá para mim dirigir’. Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo e de dia para dia. Tem dia que você está bem e tem dia que você não está bem”.

Para o agente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Brito, “É uma tecnologia que permite aumentar consideravelmente a quantidade de fiscalização e com maior assertividade”.

Além da praticidade e maior grau de acertos, o custo do uso do equipamento para o Estado é menor. O aparelho já está em uso em sete estados do país. Os dados apontam para queda no número de flagrantes. Em 2017 foi um flagrante para 57 testes, já em 2018 foram 47 testes e 1 flagrante.

Vale lembrar, segundo o policial, que as regras e punição são severas para quem for pego na blitz. “Quando a medição é superior a 0,34 mg/l. ele vai responder como crime. Quando se envolve em acidente a penalização é muito maior, se for o caso de uma lesão corporal (prisão) de 2 a 5 anos e caso de vítima fatal (prisão) de 5 a 8 anos.

Ramalho também comenta sobre um tipo de bafômetro descartável que chegará no Brasil em breve, e pode tirar as dúvidas dos motoristas.

Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7539753/programa/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.