Loader
PROJETO UBER E OBSERVATÓRIO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO DE DIVERSOS MODOS PARA A SOCIEDADE
30296
post-template-default,single,single-post,postid-30296,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

PROJETO UBER E OBSERVATÓRIO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO DE DIVERSOS MODOS PARA A SOCIEDADE

PROJETO UBER E OBSERVATÓRIO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO DE DIVERSOS MODOS PARA A SOCIEDADE

Parceria leva conteúdos de educação para o trânsito para toda a sociedade desde maio

Dentro da premissa de que, se cada um fizer sua parte no trânsito, cumprindo as regras e respeitando quem divide o espaço público com você, tornaremos o trânsito um lugar seguro para todos, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, num projeto inédito com a Uber, vem realizando desde maio, várias ações de conscientização para motoristas e motociclistas parceiros, passageiros e também toda a sociedade que vem recebendo os conteúdos de educação, preparados pelo OBSERVATÓRIO e disseminados nos canais da Uber.

O programa de educação para o trânsito, intitulado “Juntos salvamos vidas” foi desenvolvido pelos educadores do OBSERVATÓRIO, a partir de uma demanda da Uber, empresa mantenedora do trabalho do OBSERVATÓRIO. A partir daí foram criadas três ações distintas: posts mensais com mensagens de conscientização para motociclistas, motoristas e passageiros; podcasts mensais com dicas de segurança e a realização de blitze educativas presenciais, em parceria com órgãos gestores do trânsito local, em quatro cidades do país: Recife (PE), Fortaleza (CE), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

Os posts mensais vêm sendo distribuídos pela Uber, desde o último mês de maio; os podcasts estão sendo divulgados por meio da Rádio Transamérica, no podcast Uber que é veiculado na emissora desde o mês de junho. Já as blitze educativas, foram realizadas nas duas capitais do Nordeste durante a 1ª quinzena de agosto. As blitze das cidades da grande São Paulo, devem ser realizadas em setembro.

Blitze Educativas

A intenção desse trabalho é reunir o maior número de parceiros locais para realizar a conscientização de quem passar pelas blitze durante as horas em que os profissionais montam as abordagens. Independente se o motorista ou motociclista que passe pelo local é parceiro Uber, os condutores recebem as mensagens educativas dos profissionais mobilizados pela ação, além de brindes que incentivam o comportamento seguro.

Em Recife, onde a 1ª blitz educativa foi realizada, participaram profissionais do Detran/PE, da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano), do DER PE, 1º BPtran, OLS (Operação Lei Seca) e Observadores Certificados.

Além dos parceiros, a responsável pela área de Políticas Públicas no Nordeste, Analu Cordeiro e Yuri Villacorta, gerente de Comunicação, ambos da Uber prestigiaram o trabalho. A CTTU de Recife levou também um grupo de atores que animaram a blitz e fizeram a alegria das crianças que passaram pela avenida engenheiro José Estelita, bem no cruzamento com o viaduto Capitão Temudo.

Durante quase três horas, foram abordados mais de 300 condutores e dentre esses, um condutor foi conduzido a delegacia, pois estava dirigindo embriagado. Segundo o Observador Certificado Emanoel Silva, responsável por articular a ação junto aos parceiros locais, “a ação aqui realizada trabalhou de maneira muito exitosa um dos principais propósitos da educação para o trânsito: a verdadeira conscientização dos usuários das vias para os riscos de não obedecerem às regras de trânsito”, afirma.

No dia seguinte à ação de Recife, foi a vez de Fortaleza também movimentar órgãos gestores locais e estaduais de trânsito, como Detran/CE, BPRE, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) e Hemoce (Hemonúcleo do Ceará) e também a imprensa local que compareceu de forma expressiva na blitz na capital cearense. Durante mais de 2 horas, cerca de 350 condutores de carro, moto e bike puderam receber alertas sobre os riscos do trânsito e a importância de atitudes seguras. Yuri e Analu também estiveram por lá.

Ambas ações tiveram a coordenação da educadora e jornalista Daniela Gurgel, pelo OBSERVATÓRIO. “Para nós é um privilégio poder reunir tantos parceiros juntamente com a iniciativa privada e trazer mais conscientização para os condutores dessas cidades. O trabalho de educação precisa ser continuo para que ninguém esqueça dos conceitos de segurança que aprendeu ao longo da vida”, reforça Daniela.

Todo o trabalho em Fortaleza foi coordenado localmente pelo Observador Certificado Carlos Rummenigge, que aposta na educação como um trabalho transformador. “A sociedade viu a importância de ter atitudes corretas no trânsito através da abordagem direta e clara dos educadores. São iniciativas assim que transformam diretamente a vida das pessoas e nos deixam realizados. Acredito que o Ceará será referência no trânsito, quando essa visão for multiplicada por mais e mais pessoas.  Afinal, juntos salvamos muito mais vidas”, afirmou Rummenigge.

Podcast na Rádio Transmérica

Também contemplando o trabalho de educação, dentro do Programa Juntos Salvamos Vidas, a gestora de comunicação do Observatório vem gravando mensalmente dicas de segurança, para o podcast que a Uber tem em parceria com a rádio Transamérica, todos os dias, chamado “Rádio Uber – um programa para motoristas ouvirem e serem ouvidos”.

No episódio da última sexta, dia 26, Daniela falou sobre a importância de todos acreditarem nas leis de trânsito. “Nossa ideia é mudar esse conceito de que a legislação está lá somente para lhe punir e nunca para lhe ajudar. O olhar que temos que ter quando nos deparamos com as placas, os semáforos, os radares, as pinturas no solo é de que tudo isso só tem um objetivo: proteger a todos que transitam. Por isso, precisamos olhar para a sinalização e enxergar um aliado e não um inimigo”, afirma Daniela.

O trabalho de conscientização para os parceiros e passageiros Uber continua até dezembro.

Ouça aqui o Podcast na íntegra: https://radiotransamerica.com.br/podcasts/

 

Cadastre-se e saiba como participar:

 

 

 

Post A Comment