Loader
“QUANDO VOCÊ BEBE E DIRIGE, ALGUÉM SEMPRE SE MACHUCA”
31250
page-template-default,page,page-id-31250,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

“QUANDO VOCÊ BEBE E DIRIGE, ALGUÉM SEMPRE SE MACHUCA”

A campanha do OBSERVATÓRIO faz um alerta nesse mês de férias e festas a toda sociedade

 

“Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA” é o tema da campanha que o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária disponibiliza durante esse período de festas de fim de ano, para reforçar o alerta de que bebida e direção não combinam e podem trazer sérias consequências.

 

A campanha, criada em 2017 está sendo reeditada esse ano pelo OBSERVATÓRIO, pode ser utilizada por toda a sociedade, já que a meta é disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes. A orientação do OBSERVATÓRIO é que a campanha seja usada para que todos nós, durante esse período de férias, aproveitemos da melhor forma possível, sempre respeitando as regras de trânsito.

 

Segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o número de pessoas flagradas dirigindo alcoolizadas nas rodovias federais brasileiras cresceu 80,7% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período em 2021. Foram 8.647 autuações de janeiro a junho de 2022, contra as 4.784 do ano passado. Além disso, o número de motoristas que bebem e dirigem é muito maior. A recusa em se submeter ao teste de alcoolemia saltou de 7.268 infrações em 2021, contra 22.781, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 213%.

 

Um outro alerta importante para esse período do ano, é sobre a revisão veicular. Para todos aqueles que estiverem planejando fazer uma viagem, seja de longa ou curta duração, antes de pegar a estrada, realize a manutenção preventiva do seu veículo. Esteja também sempre alerta quando estiver guiando o seu veículo, mantendo sempre uma direção defensiva nas ruas, vias, estradas e rodovias.

 

Para mostrar que a mistura de bebida e direção causa traumas em quem dirige e também em quem está ao seu lado, a campanha usa mancha de um copo de bebida sobreposta ao rosto de uma vítima, dando a impressão que se trata de um MACHUCADO gerado pelo acidente de trânsito. Dessa maneira, a campanha consegue chamar a atenção do público com imagens chocantes e que remetem à reflexão de que quem bebe pode se MACHUCAR ou ferir alguém.

 

“Em nossa sociedade você MACHUCAR ou ser MACHUCADO é algo repugnante, pois remete a uma agressão. Esta é a mensagem que queremos passar, que o acidente MACHUCA a todos, ou seja, a vítima se MACHUCA por lesões corporais,  o causador do acidente se MACHUCA psicologicamente, as famílias dos acidentados se MACHUCAM emocionalmente e a sociedade, além do lamento, da dor e sofrimento dos acidentados, tem um ferimento muitas vezes não evidente: a lesão financeira, já que os gastos médicos, hospitalares, previdenciários e com manutenção de bens públicos danificados, serão financiados pelos impostos pagos por todos nós”, afirma José Aurelio Ramalho, presidente do Conselho do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Sobre a campanha

 

Ao criar a campanha, o OBSERVATÓRIO considerou a triste realidade brasileira, que diariamente registra sinistros de trânsito (fatais ou não) que são causados por envolvidos que fizeram uso de álcool antes de assumir a direção de um veículo e que MACHUCAM pessoas.

 

A campanha contempla anúncio para revistas, outdoor, busdoor, cartazes, posts e filtros para perfis das redes sociais. As peças foram feitas com vários atores representando o sentimento de tristeza causados nas vítimas de ocorrências de trânsito. Qualquer entidade, órgão público ou privado e empresa pode utilizar as peças criadas.