fbpx
Loader
São José dos Campos/SP implanta programa Educa do 1º ao 9º ano da rede municipal
27865
post-template-default,single,single-post,postid-27865,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

São José dos Campos/SP implanta programa Educa do 1º ao 9º ano da rede municipal

São José dos Campos/SP implanta programa Educa do 1º ao 9º ano da rede municipal

A Prefeitura de São José dos Campos, município no interior do estado de São Paulo, irá implantar a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino a partir deste mês por meio do programa Educa. O evento que apresentará o programa e a adesão do município ao programa Laço Amarelo, será realizado amanhã (06), em uma celebração que antecede à Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e contará com a presença dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, diretor-presidente; Jamil Megid Junior, diretor de Planejamento e Estratégia; Daniela Gurgel, coordenadora de Comunicação e Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos.

Ambos os programas são realizações do OBSERVATÓRIO, que escolheu São José dos Campos entre algumas cidades para implantar o projeto piloto do programa Educa. Inicialmente, cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano, de dez escolas, terão a disciplina de educação para o trânsito. Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi/Senai e doados à Prefeitura.

O Educa é um programa inédito no país, que faz uma abordagem crítica em temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com foco na mobilidade urbana. O conteúdo é baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos do programa incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 “São José faz história ao implantar a educação para o trânsito para os alunos. Dessa forma, está consolidando a tão sonhada cultura da segurança viária”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO.

Município Laço Amarelo

Durante o evento dessa sexta-feira também será apresentada a adesão de São José dos Campos ao programa Município Laço Amarelo. Esse programa dá sequência às ações de conscientização e segurança no trânsito desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo durante todo o ano. Mantendo em pauta o tema trânsito, o OBSERVATÓRIO disponibiliza todos os meses para as prefeituras participantes conteúdos e materiais relacionados à segurança viária, além de acesso a todo acervo de pesquisas e estudos, incluindo a plataforma SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação).

A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município. Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo.

Para mais informações, acesse: http://lacoamarelo.org.br/index.php/quero-aderir/

No Comments

Post A Comment