Matérias

Segurança e acessibilidade para ciclistas de Poços de Caldas/MG é tema de reportagem da TV Poços

Escrito por Portal ONSV

26 JAN 2021 - 14H22

Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO defende investimento em mobilidade urbana e educação para o trânsito

Falta de investimento em mobilidade urbana e infraestrutura para a prática de ciclismo em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas Gerais, é tema da reportagem da TV Poços que ouviu praticantes do esporte e a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise.

Com a pandemia de covid-19, as pessoas voltaram a experimentar novas formas de convivência, distração e locomoção. O uso da bicicleta para práticas de exercícios ou como meio de locomoção voltou a ser empregado por uma parcela da população poços-caldense, que encontra dificuldades em realizá-las pela precariedade ou ausência de espaços adequados para essas práticas como relataram os ciclistas na reportagem.

Segundo a Observadora Certificada Stefania Alvise comenta, como houve um aumento no uso das bicicletas recentemente, é preciso que a gestão municipal invista mais na mobilidade urbana: “É hora de a cidade prestar bastante atenção nessa parte de mobilidade urbana, acessibilidade e investir na infraestrutura, na construção, na interligação das ciclovias”.

A reportagem ouviu os pedidos e reclamações feitos pelos ciclistas da cidade, assim como, as preocupações pela falta de espaço e segurança adequada para a prática do esporte. Stefania finalizou a reportagem com um alertar sobre o respeito às regras de trânsito tanto por parte dos condutores, quanto pelos ciclistas.

“Respeitem as bicicletas no trânsito, dando o distanciamento de 1,5 metro, porque houve um estudo que [demonstra que] 1,5 metro, caso a pessoa caia, não venha a sofrer grandes acidentes ou atropelamentos. Então, mantenha o distanciamento. O que as pessoas fazem muitas vezes, é uma falta de educação no trânsito, apertando e fazendo com que os ciclistas muitas vezes saiam até da rua. Na calçada não é o lugar do ciclista andar! O ciclista por sua vez também, deve respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, andar sempre na mão da via, respeitar o semáforo, então tem uma série de condutas também e, os EPI’s necessários que os ciclistas devem usar”, encerra.

Assista à reportagem completa em:

https://www.facebook.com/tvpocos/videos/5619728601386067

Imagem: TV Poços

Sest_senat_apresenta_projeto_motorista_serie_a_senatran
Matérias

Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Regiao_metropolitana_de_belo_horizonte_registra_quatro_obitos_de_sinistros_de_transito_mesmo_dia
Observadores Certificados

Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia

O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.

Artigo_Mobilidade_das_mulheres_e_seguranca_viaria
Artigos

Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária

A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.