Artigos

Site do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal dá destaque à Campanha Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

07 MAI 2019 - 15H35

Abertura das atividades será dia 8 e lembra responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas

 

O Ministério da Infraestrutura do Governo Federal apoia a Campanha Maio Amarelo. Desde o início do mês a campanha #MeOuça está em destaque no site da pasta: http://infraestrutura.gov.br/

Para celebrar a campanha nacional de segurança no trânsito, o Ministério da Infraestrutura realiza, no dia 8 de maio, a cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas, no edifício sede do ministério, uma série de atividades para reforçar a importância do movimento que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas.

“Estamos engajados nesta grande mobilização, junto com diversas instituições públicas, privadas, empresas, organizações não governamentais e sociedade, para destacar a importância de cada cidadão na promoção da segurança viária”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Precisamos ter em mente que um bom condutor é aquele que ajuda a promover segurança, melhorar a circulação e garantir qualidade de vida na logística urbana”, destacou.

No evento, o ministro irá assinar com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. Logo depois, será aberta, no estacionamento do edifício da Infraestrutura, uma exposição das ações de segurança viária pelas instituições parceiras. Participam o Detran‐DF, DER‐DF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Brasil Caminhoneiro e o Instituto Mobih.

Além disso, os diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal aproveitarão para apresentar as ações nacionais desenvolvidas sob a coordenação dos órgãos estaduais de trânsito. Na oportunidade, eles farão a assinatura do termo de compromisso para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. Também haverá a entrega do Prêmio da Semana de Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) para alunos de jornalismo e publicidade vencedores do concurso para realização de um release e uma campanha publicitária sobre o tema.

Durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e diversos órgãos públicos do país estarão iluminados na cor amarela, que representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito e que simboliza o movimento.

MAIO AMARELO – Em sua sexta edição, o Maio Amarelo teve início no Brasil em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no país. O movimento foi internacionalmente divulgado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Segundo ONU, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes no trânsito, que passou a ser a nona causa de mortes em todo o mundo.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.