Matérias

“Sob Pressão”: série da TV Globo aborda segurança no trânsito em 2º episódio da quarta temporada

Escrito por Portal ONSV

23 AGO 2021 - 09H31

OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi consultado para falar sobre o tema

O 2º episódio da quarta temporada da série “Sob Pressão” da TV Globo, da última quinta-feira (19), teve início com uma ocorrência de trânsito que movimentou toda a emergência do hospital em ocorre a trama. O programa reforçou as preocupações com que lidamos todos os dias em nossos deslocamentos nas vias e rodovias, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista, ressaltando a atenção que devemos ter nos trajetos que realizamos, uma vez que qualquer distração pode ser fatal. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) foi consultado pela reportagem para explicar o tema destacado pela série.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020), um esforço mundial que tinha como meta reduzir pela metade o número de mortes no trânsito. Em 2014, O OBSERVATÓRIO criou no Brasil o Movimento Maio Amarelo que é uma ação coordenada entre a sociedade civil e o Poder Público e, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul a ideia é chamar a atenção da sociedade para esse grave problema de saúde pública: o trânsito.

O que devemos ressaltar é que ano a ano as iniciativas da sociedade civil junto ao poder público foram essenciais para impactar nos dados de segurança viária, e se nada tivesse sido feito e o número de mortes continuasse crescendo como vinha desde 2014, chegaríamos em 2019 com quase 54 mil mortes/ano. Em uma estimativa, nesses 5 anos, foram poupadas 82 mil vidas - prováveis vítimas fatais do trânsito. Segundo José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV, apesar do número de mortes ainda ser alto, toda morte no trânsito evitada deve ser comemorada.

“Apesar de ainda ocuparmos os primeiros lugares no total de mortes no trânsito, comparados a todos os países do mundo, sabemos que mudar o comportamento das pessoas é uma das tarefas mais difíceis da vida. Estamos vendo muito isso durante a pandemia”, explica Ramalho.

O trânsito é um lugar que oferece risco constate à vida, e há mais de 10 anos é considerado a sétima causa que mais mata em todo o mundo. Em seu relatório mundial sobre segurança viária, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que as ocorrências de trânsito são atualmente a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos. Segundo a entidade, foram 1,35 milhão de mortes registradas no trânsito em 2018, número que pode ser equiparado a mortes por uma epidemia.

Para Paulo Guimarães, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, essa redução também tem outros fatores a serem considerados e o trabalho realizado por cada município deve ser levados em conta.

"A participação dos municípios com as políticas locais de segurança viária tem papel fundamental para essa redução nos índices gerais de mortalidade no trânsito. Por mais que o país ainda tenha muita dificuldade na articulação nacional dos planos de redução de sinistros de trânsito, ações realizadas individualmente pelas cidades como a municipalização do trânsito, investimentos em calçadas, ciclovias e fiscalização de trânsito, complementam ações de conscientização como o Maio Amarelo”.

Leia a matéria completa: https://gshow.globo.com/series/sob-pressao/noticia/sob-pressao-saiba-mais-sobre-seguranca-no-transito.ghtml

Imagem: TV Globo

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28017,28018,28019" img_size="full"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.